Pular para o conteúdo principal

Governadora Roseana e Ministro Edison Lobão visitam obra da Refinaria Premium I

Rosário-MA: As obras de instalação da Refinaria Premim I, no município de Bacabeira, foram vistoriadas, nesta sexta-feira (7), pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; pela governadora Roseana Sarney; e pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Durante a visita, o ministro e o diretor da Petrobras afirmaram que a obra está seguindo o cronograma previsto e que os recursos para sua conclusão já estão alocados dentro da empresa. Nesta etapa da obra, operários e máquinas trabalham nos serviços de terraplenagem.
A governadora Roseana Sarney afirmou que ela é uma das mais atentas fiscais da obra. “Estou acompanhando os avanços dos trabalhos. Só temos a agradecer ao ministro, ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff por essa grande obra que vai ser um marco na economia do Estado”, destacou. “Hoje, enquanto o mundo inteiro passa por crise, é uma dádiva termos o Maranhão com uma carteira de investimento de R$ 100 bilhões e a nossa expectativa, para este ano, é que o Maranhão seja o Estado que mais cresceu do Brasil. Deveremos bater 10% de crescimento”, ressaltou a governadora.
O ministro Edison Lobão declarou que a visita serve para mostrar que a obra da refinaria nunca parou. “Eu quis fazer essa reunião hoje, aqui, com a imprensa, os deputados, os empresários e as universidades para demonstrar que a obra está em franco andamento, não será paralisada e que será o maior benefício que o estado do Maranhão recebeu em toda a sua história”, disse Edison Lobão. “Precisamos por fim na dúvida sobre a realização desse empreendimento. Estamos com dois turnos de trabalho e, se for necessário, teremos um terceiro turno”, completou Lobão.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira; o senador Lobão Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; o vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Alan Kardec; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; deputados estaduais; prefeitos dos municípios que ficam no entorno da refinaria; e empresários também acompanharam a visita.
Maior do Brasil
Com capacidade para processar 600 mil barris por dia a Premium I será a maior refinaria do Brasil e a quinta do mundo. O empreendimento entrará em operação em duas fases, ambas com capacidade para processar 300 mil barris por dia. A primeira etapa está prevista para ser concluída em 2016 e a segunda, em 2019.
A governadora Roseana reafirmou que uma das grandes preocupações do governo é garantir que as vagas de emprego que estão sendo abertas pelo empreendimento sejam preenchidas pelos trabalhadores maranhenses. “Neste momento, dos 3.423 trabalhadores contratados, 70% são maranhenses. Temos que preparar cada vez mais os nossos jovens para que eles estejam prontos para assumir as novas vagas e também os empresários, prestadores de serviços para que possam trabalhar nesta refinaria”, destacou.
Durante a obra serão empregados em torno de R$ 40 bilhões. Durante a fase de construção devem ser gerados 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda. Na fase de obras civis, previstas para serem realizadas entre 2010 e 2016, serão mobilizadas cerca de 15 mil pessoas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.
Etapa da obra
A área da Premium I é de 20 quilômetros quadrados, o equivalente a 2.800 campos de futebol. Durante a visita, o ministro, a governadora, e demais autoridades assistiram a uma apresentação sobre o empreendimento feita pelo diretor geral do Refinaria, Fernando Martinez, e pelo gerente-geral de Engenharia da Petrobras, Sandoval Dias Aragão.
Na apresentação, foram mostradas todas as fases da obra e quais as próximas etapas a serem realizadas. Já foram concluídas, segundo Martinez, 17% da terraplenagem, a previsão é de que essa etapa da obra termine em dezembro de 2012. “Esse é um trabalho que tem que ser feito com toda a atenção, pois o terreno vai receber equipamentos que pesam mais de mil toneladas e taques com 100 mil toneladas”, contou.
Após a apresentação e a fala das autoridades todos seguiram em ônibus até o local onde está sendo feita a terraplenagem, uma área de 10 quilômetros quadrados. O diretor da Área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse que no segundo semestre de 2012 deve ser dado início as obras civis da refinaria.
Parceria
Ele destacou que o apoio do governo tem sido importante para a implantação do empreendimento do estado. “Essa obra é uma parceria de muitas mãos. Temos a parceria da governadora Roseana Sarney e do governo federal e também com o prefeito do município. Para fazer uma obra dessa envergadura é necessária uma parceria de muitas mãos com essa intenção, pois só dessa maneira conseguimos vencer os desafios”, ressaltou. O terreno onde está sendo construída a refinaria foi doado pelo governo, que também fez a desapropriação das famílias que viviam na área.
Ao final de seu pronunciamento, Paulo Roberto Costa reforçou a garantia do ministro de que a refinaria será construída sem interrupções. “Quando a Petrobras diz que vai fazer, ela faz e, em breve, estaremos inaugurando esse grande investimento para o Maranhão e para o Brasil”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…