Pular para o conteúdo principal

Aged reforça campanha de vacinação contra a febre aftosa em Rosário

O criador Haroldo Pires é sempre o primeiro a comprovar a vacinação do seu rebanho no escritório da Aged em Rosário-MA     

A Aged reforçou a campanha de vacinação em toda a Região

Rosário-MA:  Já iniciando a segunda quinzena da campanha de vacinação contra a febre aftosa, marcada para encerrar no dia 14, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), realiza ações de mobilização e reforço em áreas que registraram baixo índice de imunização na primeira etapa da campanha, realizada nos meses de maio e junho deste ano.

Essa semana, a agência agropecuária realizou um Dia de Campo no Povoado São Simão, pertencente ao município de Rosário, a 67 km de São Luís, com o objetivo de mobilizar os criadores para a importância da imunização do rebanho. O evento foi realizado na Associação de Moradores, e contou com a presença do diretor geral da Aged, Fernando Lima, que mais uma vez ressaltou a importância da vacinação e da comprovação em um dos escritórios do órgão. "É momento de unir os esforços, entre governo e criadores, para conquistar o sucesso total da campanha e, consequentemente, cumprir mais essa importante etapa para a conquista da classificação de zona livre de febre aftosa com vacinação", disse Fernando Lima.

O município de Rosário foi escolhido por ser o centro de uma região que registrou índice abaixo da média na primeira etapa da campanha de vacinação. A Regional de Rosário, formada pelos municípios de Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia, soma um rebanho de 29.924 cabeças de bovinos e bubalinos, e registrou uma média de vacinação de 66,73% na última campanha.

Na segunda etapa, a primeira parcial divulgada pela Aged, referente ao período de 14 a 24 de novembro, mostrou que apenas 3,91% do rebanho da região teve sua vacinação comprovada no escritório local. "Acreditamos que já na próxima parcial teremos números mais positivos, visto que historicamente os criadores maranhenses têm o hábito de procurar os escritórios da Aged para comprovar a vacinação apenas na segunda quinzena do período de vacinação", explicou Fernando Lima.

Orientação
Durante a ação de mobilização, fiscais da Aged, com o apoio da veterinária do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Elisangela Coutinho Machado, orientaram criadores sobre as formas corretas de imunização, armazenagem e higienização da pistola de vacinação. Além disso, foram disponibilizadas mil doses de vacinas para pequenos criadores da região, por meio da parceria e recursos do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec). Algumas prefeituras da região, também, se comprometeram a doar doses de vacinas para atender os pequenos criadores e garantir a imunidade da totalidade do rebanho.

A chefe da Unidade Veterinária Local da Aged em Rosário, Keylla Lauretta Furtado Cardoso, informou que a procura pelo escritório da Agência na região acontece ainda de forma tímida, mas que os fiscais estão mobilizados no sentido de visitarem os criadores em suas propriedades, fazendo eles mesmos a vacinação e já realizando a comprovação, evitando assim, que muitos criadores não cumpram a obrigatoriedade da comprovação. "Os fiscais estão com o firme propósito de fazer desta campanha um sucesso", garantiu Keylla Lauretta.

Exemplo
Um bom exemplo na região é dado pelo criador Haroldo Pires, que trabalha com pecuária bovina há mais de 50 anos. Referência positiva na região, Haroldo é sempre o primeiro a vacinar o rebanho e ir ao escritório fazer sua comprovação. Segundo ele, "gado não tem segredo". Os muitos anos de experiência lhe ensinaram a aprimorar o trato com o animal e o resultado é sempre um rebanho saudável, livre de doenças e de fácil comercialização da carne e do leite.

Dando continuidade às ações de mobilização, a Aged planeja realizar neste fim de semana, uma série de eventos de promoção da campanha em todas as 18 regiões onde estão instalados escritórios da Aged. As ações acontecem no sábado (3) e domingo (5), simultaneamente, em fazendas, povoados e centros de concentração da população rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradora do povoado de São Miguel leva água suja para a prefeita Irlahi beber e depois a esculhamba

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes (PMDB), foi esculhambada durante uma reunião realizada na terça-feira passada (14), em Casa Grande no povoado de São Miguel, segundo uma fonte que estava na reunião uma mulher conhecida como Rosa na hora do discurso da prefeita Irlahi no povoado entregou um presente para a prefeita embrulhado em um papel de presente quando a prefeita Irlahi Moraes, totalmente sorridente desembrulhou o presente viu que  era um litro de água que continha uma  água totalmente suja imprópria para o consumo a fisionomia da prefeita de Rosário Irlahi mudou quando os moradores do povoado gritaram para a prefeita Irlahi beber a água suja que estava no litro mais a prefeita recusou beber a água suja.
A moradora Rosa do povoado de São Miguel soltou o verbo e disse "olha isso Prefeita Irlahi está água que nós tomamos aqui no povoado uma água suja, imprópria para o consumo sem tratamento  a senhora abandonou o povoado de São Miguel e a resposta virá nas urnas no mês de outu…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Rosário:IRLAHI Moraes a nova prefeita ostentação do MA

O retrato verdadeiro do contraste social acontece no município de Rosário, de um lado o descaso e o desprezo com a população. E do outro lado, muita ostentação e curtição. Quem conhece a cidade de Rosário pode sentir na pele a falta de compromisso da atual gestão, comandada pela prefeita de Rosário Irlahi Moraes, com a precariedade da saúde, a falta de infraestrutura nos bairros da cidade  e nos povoados, as estradas na zona rural sem manutenção, falta de água em muitos povoados sem falar da água suja sem qualidade nos povoados.


Como se não bastasse todo esse caos e em plena crise administrativa que passa Rosário mostra que tem bastante dinheiro em caixa, pelo menos pra ostentar. A prefeita Irlahi Moraes foi flagrado  ostentando na companhia do Namorado o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos e família, numa  luxuosa Lancha no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com toda a família. O brasil desabando, o município sem dinheiro para pagar os fornecedores a saúde um caos, Irlahi viaj…