Pular para o conteúdo principal

Aged reforça campanha de vacinação contra a febre aftosa em Rosário

O criador Haroldo Pires é sempre o primeiro a comprovar a vacinação do seu rebanho no escritório da Aged em Rosário-MA     

A Aged reforçou a campanha de vacinação em toda a Região

Rosário-MA:  Já iniciando a segunda quinzena da campanha de vacinação contra a febre aftosa, marcada para encerrar no dia 14, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), realiza ações de mobilização e reforço em áreas que registraram baixo índice de imunização na primeira etapa da campanha, realizada nos meses de maio e junho deste ano.

Essa semana, a agência agropecuária realizou um Dia de Campo no Povoado São Simão, pertencente ao município de Rosário, a 67 km de São Luís, com o objetivo de mobilizar os criadores para a importância da imunização do rebanho. O evento foi realizado na Associação de Moradores, e contou com a presença do diretor geral da Aged, Fernando Lima, que mais uma vez ressaltou a importância da vacinação e da comprovação em um dos escritórios do órgão. "É momento de unir os esforços, entre governo e criadores, para conquistar o sucesso total da campanha e, consequentemente, cumprir mais essa importante etapa para a conquista da classificação de zona livre de febre aftosa com vacinação", disse Fernando Lima.

O município de Rosário foi escolhido por ser o centro de uma região que registrou índice abaixo da média na primeira etapa da campanha de vacinação. A Regional de Rosário, formada pelos municípios de Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia, soma um rebanho de 29.924 cabeças de bovinos e bubalinos, e registrou uma média de vacinação de 66,73% na última campanha.

Na segunda etapa, a primeira parcial divulgada pela Aged, referente ao período de 14 a 24 de novembro, mostrou que apenas 3,91% do rebanho da região teve sua vacinação comprovada no escritório local. "Acreditamos que já na próxima parcial teremos números mais positivos, visto que historicamente os criadores maranhenses têm o hábito de procurar os escritórios da Aged para comprovar a vacinação apenas na segunda quinzena do período de vacinação", explicou Fernando Lima.

Orientação
Durante a ação de mobilização, fiscais da Aged, com o apoio da veterinária do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Elisangela Coutinho Machado, orientaram criadores sobre as formas corretas de imunização, armazenagem e higienização da pistola de vacinação. Além disso, foram disponibilizadas mil doses de vacinas para pequenos criadores da região, por meio da parceria e recursos do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec). Algumas prefeituras da região, também, se comprometeram a doar doses de vacinas para atender os pequenos criadores e garantir a imunidade da totalidade do rebanho.

A chefe da Unidade Veterinária Local da Aged em Rosário, Keylla Lauretta Furtado Cardoso, informou que a procura pelo escritório da Agência na região acontece ainda de forma tímida, mas que os fiscais estão mobilizados no sentido de visitarem os criadores em suas propriedades, fazendo eles mesmos a vacinação e já realizando a comprovação, evitando assim, que muitos criadores não cumpram a obrigatoriedade da comprovação. "Os fiscais estão com o firme propósito de fazer desta campanha um sucesso", garantiu Keylla Lauretta.

Exemplo
Um bom exemplo na região é dado pelo criador Haroldo Pires, que trabalha com pecuária bovina há mais de 50 anos. Referência positiva na região, Haroldo é sempre o primeiro a vacinar o rebanho e ir ao escritório fazer sua comprovação. Segundo ele, "gado não tem segredo". Os muitos anos de experiência lhe ensinaram a aprimorar o trato com o animal e o resultado é sempre um rebanho saudável, livre de doenças e de fácil comercialização da carne e do leite.

Dando continuidade às ações de mobilização, a Aged planeja realizar neste fim de semana, uma série de eventos de promoção da campanha em todas as 18 regiões onde estão instalados escritórios da Aged. As ações acontecem no sábado (3) e domingo (5), simultaneamente, em fazendas, povoados e centros de concentração da população rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…