Pular para o conteúdo principal

Foliões saem em arrastão atrás do Bloco das Carroças em Rosário

Rosário-MA: A folia carnavalesca da Quarta-Feira de Cinzas acontece no município de Rosário, a 60 km de São Luís, com o Bloco das Carroças. Trata-se de um desfile de carroças decoradas, que culmina com a premiação à mais bonita, criativa e original. A brincadeira acontece há 33 anos e contou com 35 carroças na edição deste ano. O evento que homenageou o cofundador da festa, Antônio Raimundo Ferreira Filho, reuniu uma multidão que tomou as ruas da cidade.

A Rua Heraclito Nina se transformou no corredor da folia e foi palco para a grande comemoração. Além das torcidas organizadas nas calçadas, as carroças arrastaram foliões durante o desfile. Elas saíram em cortejo nas proximidades da rodoviária, seguindo pela antiga estação ferroviária e o campo de futebol, até chegar ao centro da cidade. O desfile durou duas horas e teve como favoritas à premiação as carroças Jegue Folia, Amigos da Frei e A barca do pescador.

Muitas carroças foram decoradas com balões, fitas e papel crepom e algumas homenagea-ram os 400 anos de São Luís e o Cristo censurado do carnavalesco Joãosinho Trinta. Outras vieram com personagens em destaque, fantasiados de rainha do Carnaval, princesa e até Mãe d'água do Rio Itapecuru. Mas as atenções se voltaram mesmo foi para os jumentos, que também foram vestidos e maquiados por seus donos.

Tradição - O som das marchinhas embalou o desfile e fez a animação dos foliões. Para muitos foliões que acompanharam a festa, o Bloco das Carroças já faz parte do calendário do Carnaval maranhense. A estudante Milena Rodrigues Sousa contou que ela e o grupo de amigos sempre vêm para a cidade na Quarta-Feira de Cinzas. "A competição entre as carroças é muito válida e a festa anima a gente mesmo depois de quatro dias de Carnaval", disse.

As carroças foram julgadas por três critérios: originalidade, criatividade e animação. As carroças Jegue Folia e Amigos do Frei ficaram empatadas em primeiro lugar na votação geral, com 29 pontos, pontos pelas homenagens as Lendas de São Luís - bumba meu boi e a Mãe d'Água do Rio Itapecuru - e aos 400 anos de São Luís respectivamente. Os proprietários das duas carroças dividirão a premiação deste ano, uma TV de led de 32 polegadas e uma geladeira duplex. O terceiro lugar ficou com a carroça Barca do Pescador. Todos os carroceiros que participaram da disputa receberam prêmios como cestas básicas, ferros de passar e liquidificadores.

Para a professora Nilba Cardoso Santos, responsável pela carroça Jegue Folia, a participação no evento não é motivada apenas pelos prêmios. "Isso já faz parte do folclore da gente e é pela emoção de receber os aplausos do povo que a gente desfila todo ano", afirmou.

Mais
Em 2009, o carroceiro recebeu o título de patrimônio imaterial do município de Rosário. E a Quarta-Feira de Cinzas foi instituída como feriado municipal da cidade em 2005.

 Gisele Carvalho, de O Estado do Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Prefeita de Rosário compra caixões para enterrar toda a população da cidade

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes, não  investe na saúde da cidade onde no hospital SESP não tem uma agulha e agora a gestora  pretende  enterrar toda população da cidade literalmente lançando um mau agouro aos Rosariense.
De acordo como mostra o contrato  a prefeita Irlahi, determinou a compra de mais de R$ 280 mil em caixões para defunto,  com a fornecedora Deusimar R. Ferreira, nome de fantasia Pax Nossa Senhora do Rosário. O caso deve gera polêmica e revolta onde a prefeita Irlahi pretende enterrar toda a população como mostra o contrato com a fornecedora.
O caso é parecido com o da ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, que ficou famosa com o título de prefeita ostentação. Lidiane foi condenada por gastar R$ 130 mil em urnas funerárias… Veja o contrato abaixo: