Pular para o conteúdo principal

Rosário-MA:Sérgio Tamer anuncia criação de mil vagas para regionalização do sistema prisional


Sérgio Tamer anuncia criação de mil vagas para regionalização do sistema prisional
Rosário-MA: O secretário Sérgio Tamer, da Secretaria Estadual de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), anunciou, ontem (27), a criação de mil vagas para regionalização do sistema prisional no Maranhão. Das vagas, 400 vão ser criadas no mês de abril, deste ano, nas unidades prisionais dos municípios de Santa Inês, Davinópolis, Bacabal e Rosário.

No dia 4 de abril, o Centro de Ressocialização de Santa Inês vai ser inaugurado oficialmente, para ajudar a desafogar os presídios de São Luís. O prédio, localizado na Rua da Barreirinha, com capacidade para 70 presos, teve 41 vagas ocupadas por detentos de Santa Inês que estavam em presídios na capital maranhense.

Sérgio Tamer aposta na regionalização para desafogar o sistema prisional maranhense.

O Centro de Ressocialização possui dez celas, banho de sol, solares, sala de saúde para abrigar os detentos, além de setor administrativo. A ampliação da unidade prisional de Davinópolis está quase concluída e vai abrigar cerca de 100 detentos. Além disso, as obras de ampliação em Bacabal e Rosário estão aceleradas.

As obras nessas quatro unidades prisionais visam oferecer 400 novas vagas, no sistema penitenciário do Estado. “Essas obras são importantes. Os moradores desses municípios veem esse trabalho com bons olhos, pois o preso de Justiça vai ficar recluso próximo a sua família”, destacou o secretário Sérgio Tamer. Ele disse que os presos de Justiça vão ter um acompanhamento com psicólogos, enfermeiros, advogados, médicos e assistente social.

O governo do Estado, por meio da Sejap, está fazendo reformas, construções e ampliações das unidades prisionais de Pedreiras, Chapadinha, Açailândia, Caxias (Casa de Albergue e CCPJ), Timon, Imperatriz (CCPJ e Casa de Albergue) para a criação de outras vagas. A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim do ano. “Vamos cumprir a política pública de regionalizar o sistema prisional no Maranhão, para que o preso cumpra pena próximo de sua família e, consequentemente, diminua a reincidência. Além disso, vamos disponibilizar novas oportunidades para que o detento tenha acesso a uma profissão”, afirmou o secretário.

Parceria com o governo federal – Sérgio Tamer destacou que a Sejap firmou parceria com o governo federal para a criação e construção de duas cadeias públicas, sendo uma em Santa Inês, com capacidade para 390 presos; e outra em Pinheiro, com 120 vagas. Segundo ele, o processo está em fase final para a abertura da licitação. “O recurso está disponível na Caixa Econômica”, informou Tamer.
Em relação à decisão da juíza Samira Barros Heluy, da 5ª Vara de Execuções Penais de Imperatriz, de impedir que presos sejam recebidos na Delegacia de Davinópolis, o secretário contou que a Sejap encaminhou a decisão para a Procuradoria Geral do Estado, a fim de que sejam tomadas as providências necessárias. “Entendemos que a ação da magistrada extrapola a competência do Poder Judiciário, pois isso é da ordem do Executivo”, disse Sérgio Tamer.

Avaliação positiva – O juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Douglas de Melo Martins, avaliou de forma positiva as ações de ressocialização feitas pela Sejap, como a profissionalização de mais de mil presos em menos de um ano, com cursos técnicos na área de culinária, segurança no trabalho, edificações, eletrônica e outros. “A qualificação profissional é uma das ações mais importantes. É um beneficio para o preso em vários sentidos, na qualificação profissional e na redução da pena, e para a sociedade é positivo porque a probabilidade do detento reincidir é menor, pois saindo qualificado ele pode conseguir emprego”, ressaltou Douglas Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradora do povoado de São Miguel leva água suja para a prefeita Irlahi beber e depois a esculhamba

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes (PMDB), foi esculhambada durante uma reunião realizada na terça-feira passada (14), em Casa Grande no povoado de São Miguel, segundo uma fonte que estava na reunião uma mulher conhecida como Rosa na hora do discurso da prefeita Irlahi no povoado entregou um presente para a prefeita embrulhado em um papel de presente quando a prefeita Irlahi Moraes, totalmente sorridente desembrulhou o presente viu que  era um litro de água que continha uma  água totalmente suja imprópria para o consumo a fisionomia da prefeita de Rosário Irlahi mudou quando os moradores do povoado gritaram para a prefeita Irlahi beber a água suja que estava no litro mais a prefeita recusou beber a água suja.
A moradora Rosa do povoado de São Miguel soltou o verbo e disse "olha isso Prefeita Irlahi está água que nós tomamos aqui no povoado uma água suja, imprópria para o consumo sem tratamento  a senhora abandonou o povoado de São Miguel e a resposta virá nas urnas no mês de outu…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Rosário:IRLAHI Moraes a nova prefeita ostentação do MA

O retrato verdadeiro do contraste social acontece no município de Rosário, de um lado o descaso e o desprezo com a população. E do outro lado, muita ostentação e curtição. Quem conhece a cidade de Rosário pode sentir na pele a falta de compromisso da atual gestão, comandada pela prefeita de Rosário Irlahi Moraes, com a precariedade da saúde, a falta de infraestrutura nos bairros da cidade  e nos povoados, as estradas na zona rural sem manutenção, falta de água em muitos povoados sem falar da água suja sem qualidade nos povoados.


Como se não bastasse todo esse caos e em plena crise administrativa que passa Rosário mostra que tem bastante dinheiro em caixa, pelo menos pra ostentar. A prefeita Irlahi Moraes foi flagrado  ostentando na companhia do Namorado o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos e família, numa  luxuosa Lancha no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com toda a família. O brasil desabando, o município sem dinheiro para pagar os fornecedores a saúde um caos, Irlahi viaj…