Pular para o conteúdo principal

Congresso em Bacabeira discute tendências mundiais em Educação

Bacabeira-MA: A Prefeitura Municipal de Bacabeira, através de sua Secretaria Municipal de Educação – SECEL iniciou ontem (15) o III Congresso Municipal de Educação para todos os profissionais da Educação da rede municipal e com o tema “A educação frente aos desafios da atualidade,” que enfoca a questão da avaliação.

O congresso visa, portanto, capacitar e manter a atualização desses profissionais através de conferencistas de classe nacional e internacional, que trazem ao município as principais tendências e discussões em andamento no cenário educacional e pedagógico do país. Outra abordagem na linha de trabalho da capacitação da docência municipal é a promoção de oficinas voltadas para a prática pedagógica em seus diversos níveis.

O prefeito de Bacabeira, José Venâncio Corrêa Filho, conhecido por orientar sua gestão em prol da educação da população, avalia o congresso como a continuação natural de todo um processo de capacitação profissional: “Nós temos buscado, ao longo dos anos, trabalhar não somente a infra estrutura, mas a capacitação dos nossos profissionais da educação que são de importância vital para garantir o aprendizado dos alunos. Para isso, temos colocado à disposição da área educacional todos os meios dos quais podemos dispor para incentivar e maximizar o desempenho desses profissionais. E já estamos colhendo resultados positivos por conta disso,” comentou ele, referindo-se, inclusive, ao prêmio recebido pela Secretaria de Educação do Município como uma das 100 melhores do país.

Este ano a prefeitura e a SECEL trouxeram dois grandes conferencistas para agregar ao processo de capacitação no congresso. São a Prof. MS. Jussara Hoffmann, Porto Alegre – RS, que abordará o tema “Avaliação mediadora e a promoção de aprendizagens significativas”; e o Prof. Isaque Folha Damasceno, educador e músico, Picos – PI que falará sobre “A importância da música no processo ensino-aprendizagem” e “Relacionamento sustentável: preservando o “meu ambiente.”

Embora seja a primeira vez que venha a Bacabeira e isso, para ela, dificulte uma opinião adequada, a professora e educadora Jussara Hoffmann, palestrante que abriu o 1º dia dos trabalhos do congresso falou sobre sua impressão: “Eu tenho notícias, por colegas que vieram prestar seminário aqui em Bacabeira, que há uma receptividade muito grande por parte dos professores; eles respondem muito bem às questões, às perguntas, aos temas, debatem muito os assuntos e, essa presença maciça, tudo isso é altamente significativo,” considera.

“São algumas evidências que se tem de que os programas de formação estão funcionando e sendo bem recebidos. E até aqui eu só ouvi elogios do Sr. prefeito como, realmente, um promovedor de ações em educação. A fala dele revela que ele conhece de fato as mazelas da educação no país. E o que ele diz que “Só resolvendo a educação é que se resolve a questão social do país,” é muito forte, muito verdadeiro,” concorda Jussara.

A secretária municipal de educação, Vilany Rodrigues, observa a necessidade de atualizar questões vitais relacionadas ao desempenho do aluno, orientada pelo objetivo da administração municipal de abranger todas as questões educacionais: “Precisamos aumentar sempre o nível de suporte aos professores, então é fundamental a atualização. O congresso é uma das maneiras. Com o tema deste ano, enfocamos a questão da avaliação que é extremamente complexa,” inicia a secretária.

“Hoje já se percebe que o aluno é fruto de todo um contexto que deve ser considerado e que as práticas punitivas, como a reprovação, na verdade o que elas fazem é ignorar completamente essa perspectiva do aluno. Por isso precisávamos trazer a Sra. Jussara Hoffmann, porque ela é expoente no assunto aqui no Brasil e no mundo, e já fala e escreve sobre isso há muitas décadas, quando ninguém ainda imaginava que avaliar não se trata de somente analisar o aluno através das respostas a uma prova,” pontuou a secretária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradora do povoado de São Miguel leva água suja para a prefeita Irlahi beber e depois a esculhamba

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes (PMDB), foi esculhambada durante uma reunião realizada na terça-feira passada (14), em Casa Grande no povoado de São Miguel, segundo uma fonte que estava na reunião uma mulher conhecida como Rosa na hora do discurso da prefeita Irlahi no povoado entregou um presente para a prefeita embrulhado em um papel de presente quando a prefeita Irlahi Moraes, totalmente sorridente desembrulhou o presente viu que  era um litro de água que continha uma  água totalmente suja imprópria para o consumo a fisionomia da prefeita de Rosário Irlahi mudou quando os moradores do povoado gritaram para a prefeita Irlahi beber a água suja que estava no litro mais a prefeita recusou beber a água suja.
A moradora Rosa do povoado de São Miguel soltou o verbo e disse "olha isso Prefeita Irlahi está água que nós tomamos aqui no povoado uma água suja, imprópria para o consumo sem tratamento  a senhora abandonou o povoado de São Miguel e a resposta virá nas urnas no mês de outu…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Rosário:IRLAHI Moraes a nova prefeita ostentação do MA

O retrato verdadeiro do contraste social acontece no município de Rosário, de um lado o descaso e o desprezo com a população. E do outro lado, muita ostentação e curtição. Quem conhece a cidade de Rosário pode sentir na pele a falta de compromisso da atual gestão, comandada pela prefeita de Rosário Irlahi Moraes, com a precariedade da saúde, a falta de infraestrutura nos bairros da cidade  e nos povoados, as estradas na zona rural sem manutenção, falta de água em muitos povoados sem falar da água suja sem qualidade nos povoados.


Como se não bastasse todo esse caos e em plena crise administrativa que passa Rosário mostra que tem bastante dinheiro em caixa, pelo menos pra ostentar. A prefeita Irlahi Moraes foi flagrado  ostentando na companhia do Namorado o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos e família, numa  luxuosa Lancha no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com toda a família. O brasil desabando, o município sem dinheiro para pagar os fornecedores a saúde um caos, Irlahi viaj…