Pular para o conteúdo principal

Suspensão das obras da refinaria premium em Bacabeira contraria Sarney, Roseana e Lobão

Caiu como uma bomba no gabinete da presidência do Senado a notícia de que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, decidiu suspender a construção de refinarias no Maranhão e no Ceará.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não esconde a contrariedade com essa decisão. Isso porque a construção dessas refinarias tinha sido prometida pelo ex-presidente Lula.

Além de Sarney, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foram surpreendidos pela notícia.

Avaliação feita no gabinete do presidente Sarney é de que puxaram o tapete do ministro Lobão com essa decisão de adiar as obras das duas refinarias.
 
A notícia também foi mal recebida pelo governador do Ceará, Cid Gomes. (Blog do Gerson Camarotti, no G1)

Deputado vai requerer informações à Petrobras sobre situação das obras da Refinaria Premium

O deputado Eduardo Braide (PMN) informou ontem, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, que vai apresentar requerimento solicitando à presidente da Petrobrás, Graça Foster, informações sobre a real situação do cronograma de obras da Refinaria Premium, de Bacabeira, para a qual, segundo ele, foi aceso o sinal amarelo.

O parlamentar quer ter certeza se os trabalhadores que estão no processo de qualificação e os que vão se qualificar daqui para frente vão ter oportunidade de trabalhar na Refinaria. “A Refinaria é de interesse do Estado, é de interesse do ministro maranhense das Minas e Energias, e tenho certeza de que todo o povo do Maranhão”, acrescentou. Braide quer que a Petrobrás diga, de forma clara, o que vai acontecer com o cronograma de execução da obra. “Para que tenhamos certeza de que ela será concluída. Precisamos ter certeza para dizer ao Maranhão que a obra será realmente finalizada”.

Preocupado, Braide lembrou obras federais que estão empacadas no Maranhão, como a BR-135 e o Aeroporto Internacional Cunha Machado. O deputado referiu-se ao anúncio da presidente da Petrobrás, Graça Foster, de que a obra da refinaria foi colocada no rol dos projetos em avaliação.

Para Braide, tal declaração significa um entrave no planejamento; significa que o cronograma não será mais executado no prazo previsto quando se dizia, inicialmente, que a Refinaria entraria em operação no ano de 2016. “A Petrobrás avisa, agora, que o projeto não será concluído antes de 2017”, afirmou.

O deputado entende que algumas situações precisam ser levadas em consideração. Primeiro, a questão do valor investido na qualificação dos trabalhadores da região e de todo o Estado para que sejam absorvidos pela Refinaria. Segundo, a importância que a Refinaria tem para o Maranhão e para todo o Brasil, uma vez que por meio das Refinarias Premium I e II, esta última no município de Abreu Lima, em Pernambuco, tidas como principal conquista para que o Brasil se torne autossuficiente na produção de derivados de petróleo.

“Precisamos ter certeza de que não haveremos de ter prejuízos, não só em relação aos investimentos que já foram anunciados e que mudaram a realidade daquela região, mas também em relação à expectativa criada entre os moradores de fazer parte de obra tão grandiosa”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradora do povoado de São Miguel leva água suja para a prefeita Irlahi beber e depois a esculhamba

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes (PMDB), foi esculhambada durante uma reunião realizada na terça-feira passada (14), em Casa Grande no povoado de São Miguel, segundo uma fonte que estava na reunião uma mulher conhecida como Rosa na hora do discurso da prefeita Irlahi no povoado entregou um presente para a prefeita embrulhado em um papel de presente quando a prefeita Irlahi Moraes, totalmente sorridente desembrulhou o presente viu que  era um litro de água que continha uma  água totalmente suja imprópria para o consumo a fisionomia da prefeita de Rosário Irlahi mudou quando os moradores do povoado gritaram para a prefeita Irlahi beber a água suja que estava no litro mais a prefeita recusou beber a água suja.
A moradora Rosa do povoado de São Miguel soltou o verbo e disse "olha isso Prefeita Irlahi está água que nós tomamos aqui no povoado uma água suja, imprópria para o consumo sem tratamento  a senhora abandonou o povoado de São Miguel e a resposta virá nas urnas no mês de outu…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Rosário:IRLAHI Moraes a nova prefeita ostentação do MA

O retrato verdadeiro do contraste social acontece no município de Rosário, de um lado o descaso e o desprezo com a população. E do outro lado, muita ostentação e curtição. Quem conhece a cidade de Rosário pode sentir na pele a falta de compromisso da atual gestão, comandada pela prefeita de Rosário Irlahi Moraes, com a precariedade da saúde, a falta de infraestrutura nos bairros da cidade  e nos povoados, as estradas na zona rural sem manutenção, falta de água em muitos povoados sem falar da água suja sem qualidade nos povoados.


Como se não bastasse todo esse caos e em plena crise administrativa que passa Rosário mostra que tem bastante dinheiro em caixa, pelo menos pra ostentar. A prefeita Irlahi Moraes foi flagrado  ostentando na companhia do Namorado o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos e família, numa  luxuosa Lancha no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com toda a família. O brasil desabando, o município sem dinheiro para pagar os fornecedores a saúde um caos, Irlahi viaj…