Pular para o conteúdo principal

Saiba quais são os possíveis temas que podem cair na redação do Enem 2013

Muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm uma grande preocupação com a redação que é realizada no segundo dia do exame. O professor José Fernando Almeida Oliveira, de 31 anos, dá dicas aos alunos como se preparar para a redação do Enem e quais os possíveis temas que podem cair na redação deste ano. As provas do Enem serão realizadas às 13h (horário de Brasília) dos dias 26 e 27 de outubro, em todo o Brasil.

Os alunos que irão se submeter ao exame precisam além de mostrar que conhecem o assunto sugerido na prova, apresentar propostas de possíveis soluções, unindo o domínio do conteúdo à habilidade de argumentar, essas são as dicas iniciais do professor, José Fernando Oliveira.

Nossa equipe de reportagem conversou com alguns alunos que irão enfrentar o Enem, no próximo final de semana e falaram como estão se preparando e sugeriram temas da redação deste ano.

estudante Joicy Paixão Martins, 21 anos, disse que vai fazer a prova, mas não se sente preparada. “Mesmo acreditando que irei me sair bem, espero fazer uma boa pontuação. Vou tentar ir bem com muita leitura, analisando bem as questões, me sinto insegura pelo fato de não fazer o Enem há alguns anos, mas espero alcançar uma boa nota e atingir meus objetivos”. A aluna Adriana dos Santos Matos, 18 anos, vem se preparando em cursinho há um bom tempo e relata seu dia a dia de estudo. “Já estou há 4 meses estudando no cursinho, e me sinto preparada pra fazer uma boa prova, chego em casa e vou revisar o que o professor deu em aula”. 
Adivinhar qual tema será cobrado na redação do Enem deste ano, faz com que professores e alunos fiquem preocupados e sugerem vários temas de assuntos relevantes atuais. “Acredito que há uma grande possibilidade que caia sobre o Pré-Sal , mas temos a regulamentação do trabalho doméstico e a espionagem norte-americana de dados brasileiros” completou Joicy Martins.

Já a aluna Adriana Matos, acredita em temas relacionados nos grandes eventos esportivos no Brasil. 

Oito perguntas / Fernando Oliveira - professor

Quais os possíveis temas que podem cair na redação do Enem?
Como aconteceu muita coisa no Brasil e no mundo, as possibilidades de temas atuais e que estão em maior evidenciam na mídia são os mais apostados. Os protestos que tem acontecido no Brasil, um tema nessa parte seria, pode se sugerir, o jovem e a participação em movimentos sociais. As guerras no oriente e as mudanças políticas influenciadas pelo ocidente.

A Copa do Mundo e das Olimpíadas, onde pode se falar sobre o legado que eles vão deixar para o país. As liberdades individuais e a busca pelos direitos humanos das minorias. Outros assuntos que são atuais, mas não estão tanto em evidencia são: Os desafios da nova escola brasileira frente às novas tecnologias educacionais. E as mudanças do comportamento dos jovens brasileiros e a internet como fonte de mudança nas relações sociais e comerciais. O problema da mobilidade urbana nas capitais brasileiras. As mulheres no poder executivo nos dois principais paises do Mercosul.

Alguns candidatos do Enem, não sabem escrever sobre o tema proposto. Quais as principais dicas, para que eles saem bem na redação?

É importante que eles pesquisem sobre o assunto e para terem mais argumentos na hora de desenvolver o tema, é preciso que eles consultem varias fontes sobre o mesmo assunto para ouvir as diversidades de opiniões argumentos e detalhes sobre os assuntos.

A redação é no segundo dia, o que mais é aconselhado, fazer primeiro a redação ou deixar por último?

Existem dois pontos a serem colocados, primeiro que a redação precisa de mais calma para ser feita, exige maior cautela, mas ao mesmo tempo para se fazer a redação depois das outras questões, é preciso reservar um tempo razoável para se fazer o rascunho e depois passar a limpo, se o aluno estiver bem inspirado ele pode fazer o rascunho logo e deixar para checar depois de ter as questões mais fáceis para não haver perda de tempo saber administrar o tempo é super importante.

De acordo com o MEC na redação do Enem deve ter no máximo 30 linhas, contando com o título. Menos de oito linhas significa nota zero. Como deve ser os tamanhos dos parágrafos para que não ultrapassem as regras?

O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes introdução (onde se apresenta a idéia principal e sobre o que vai ser tratado) o desenvolvimento (que é onde se argumenta acerca do assunto, causas, conseqüências, características do tema) e a conclusão ( que é uma espécie de resumo e uma visão mais sintética sobre tudo que foi dito acrescido de uma possível sugestão) apesar do mínimo serem oito linhas no total acho muito difícil desenvolver uma boa redação apenas com essa quantidade de linhas para cada parte da redação, recomenda-se o seguinte: para introdução de 3 a 5 linhas isso vale também para a conclusão, sendo que a introdução e a conclusão devem ter cada um apenas um parágrafo, já para o desenvolvimento recomenda-se de 2 a 3 parágrafos com 5 a 6 linhas cada um.

É aconselhado citar autores na redação? Caso cite como proceder?


Em relação à citação de autores acho importante citar fontes conhecidas de todos para que o texto se torne mais objetivo ou pelo menos fontes conhecidas por uma boa quantidade de pessoas para trazer maior segurança quanto aos argumentos.

Alguns candidatos tiraram notas acima da média fazendo ironias claras no texto em 2012 (um estudante chegou a escrever uma receita de miojo na redação). Você acredita que esse tipo de redação seja uma ironia ao exame ou apenas porque não conhecerem o tema proposto e decidiram tomar essa atitude?

É Importante colocar que o texto dissertativo é um texto objetivo, por conta disso não são recomendáveis coisas do tipo, ainda mais porque a fuga ao tema proposto já é possível de eliminação, isso é uma regra clara do exame.

Quais os critérios de avaliação da redação? 

Cada vale 200 pontos são eles domínio da língua culta; compreensão da proposta de redação; seleção e organização das informações; capacidade de argumentação do tema e proposta de solução. 
As redações podem ser zeradas quando tiver apenas 7 linhas ou fuga total ao tema, desenhos e outras impropriedades do tipo, fuga ao estilo dissertativo da prova, redação em branco mesmo com rascunho feito é desrespeito aos direitos humanos. Uma novidade desse ano é questões com graves problemas ortográficos podem perder ate mais pontos do que em outros critérios. 

Qual a dica que deixas para os candidatos ficarem mais tranqüilos na hora da prova?


É importante consumirem líquidos, como água principalmente, e serem bem organizados, isso requer leitura atenta aos textos base que aparecem na redação, se o aluno tiver dificuldades em começar uma redação é bom que ele faça frases em formas de tópicos para organizar melhor o texto no geral, é importante que o aluno se alimente de maneira leve no dia, além de ter uma noite bem dormida assim o aluno ficara mais relaxado e tranqüilo para fazer as provas e a dica de sempre, muita atenção na hora de ler as questões, fazer logo as questões mais simples para ganhar tempo e Boa Sorte pra todos. 

O Imparcial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…