Pular para o conteúdo principal

Garota propaganda realiza campanha de prevenção e combate à dengue em Rosário

A garota propaganda de Rosário, Irlahi Linhares Morais
Rosário - Apesar da redução do número de novos casos de dengue em 2013, em comparação a 2012, a Secretaria Municipal de Saúde de Rosário está intensificando as ações preventivas que visam ao combate do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Programa de Controle da Dengue, realizou o Dia "D" de combate à dengue, ocasião em que foram desenvolvidas ações envolvendo palestras educativas direcionadas a alunos da rede municipal de ensino. A prefeita Irlahi Linhares (PMDB) participou da ação.
 
Houve ainda limpeza das margens do Rio Itapecuru e a realização de um mutirão de limpeza com a participação das equipes da área da saúde e educação, com o apoio dos agentes comunitário de saúde e agentes de endemias, além de colaboradores de outras secretarias municipais.
 
A secretária municipal de Saúde, Mauricéa Rodrigues, informou que a ideia é conscientizar a população local sobre a importância dos cuidados que devem ser tomados para evitar focos do mosquito transmissor da dengue.
 
Além da realização do Dia "D", a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo outras ações para combate à dengue, como visitas domiciliares e distribuição de material informativo.
 
Com a chegada do período de chuvas, que facilita a infestação da doença, o trabalho será estendido para os bairros da periferia e para a zona rural, especialmente as comunidades ribeirinhas.
 
A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, está intensificando os serviços de limpeza em toda a cidade, recolhendo pneus velhos e acabando com alagamentos.

Enfermidade - A dengue é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti infectado, que se desenvolve em áreas tropicais do mundo devido às condições do meio ambiente favorecerem seu desenvolvimento e proliferação.
 
Ao contrário do mosquito comum que pica durante a noite, o mosquito pica de dia, sendo comum que as epidemias da dengue ocorram no verão, ou após períodos chuvosos.
 
O mosquito transmissor prolifera-se em qualquer lugar onde há água parada, tais como caixas d´água, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas, entre outros.
 
Existem dois tipos de dengue: clássica e hemorrágica. A clássica é a que em mais de 95% dos casos causa desconforto e transtornos, sem colocar em risco a vida do paciente. Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia, como febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, enjoo e vômitos.
 
A dengue hemorrágica é a forma grave da dengue clássica e é rara. Nela ocorre um agravamento do quadro clínico da dengue clássica com sangramento pelo nariz, boca ou gengiva com manchas vermelhas na pele.
 
Essa situação pode evoluir para um colapso circulatório, choque, e pode levar a pessoa à morte. O diagnóstico da dengue pode ser clínico e laboratorial, existindo quatro tipos diferentes de vírus.
 

Dicas para evitar que o mosquito


- Substituir a água dos vasos das plantas por terra e esvaziar o prato coletor, lavando-o com auxílio de uma escova
 
- Utilizar água tratada com água sanitária para regar as
plantas duas vezes por semana.
 
- Não deixar acumular água nas calhas do telhado.
 
- Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.
- Tampar cuidadosamente caixas d´água, filtros, barris e
tambores.
 
- Não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos que possam acumular água (latas, garrafas, cacos de vidro etc.).
 
- Em locais de maior ocorrência dessa doença, deve-se usar, sempre que possível, calças, camisas de manga comprida e repelente contra insetos.
 
- Pessoas que estiveram em área de risco e que apresentarem febre durante ou após a viagem devem procurar um serviço de saúde mais próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Empresária morre após ser baleada durante assalto e populares pedem justiça e querem invadir a delegacia de Rosário e linchar os assassinos.

Empresária Adilce Silva  dona da academia Espaço Fitness  morreu após ser baleada durante um assalto na noite   deste domingo (21) .   De acordo com informações a vítima estava na padaria da família que fica localizada na rua Benedito Leite no centro de Rosário, quando foi abordada pelos dois criminosos que são menores de idade. Segundo informações Adilce  e familiares entregaram os celulares e os pertences mais mesmo assim um dos criminosos atirou na empresária um absurdo um ato de crueldade com uma pessoa de bem um dos criminoso chegaram aponta a arma para uma criança de 4 anos sendo que a criança neto de Adilce .
A empresaria foi levada ao hospital SESP mais não resistiu Adilce Silva era casada com Zondeck Anceles que é irmão do gestor da regional da saúde de Rosário Willame Anceles. a empresaria Adilce é um símbolo do mundo fitness e na cidade e região.
Os bandidos foram presos e a população cercou a delegacia e  a população esta revoltada e pedindo justiça.
A violência to…