Pular para o conteúdo principal

Garota propaganda realiza campanha de prevenção e combate à dengue em Rosário

A garota propaganda de Rosário, Irlahi Linhares Morais
Rosário - Apesar da redução do número de novos casos de dengue em 2013, em comparação a 2012, a Secretaria Municipal de Saúde de Rosário está intensificando as ações preventivas que visam ao combate do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Programa de Controle da Dengue, realizou o Dia "D" de combate à dengue, ocasião em que foram desenvolvidas ações envolvendo palestras educativas direcionadas a alunos da rede municipal de ensino. A prefeita Irlahi Linhares (PMDB) participou da ação.
 
Houve ainda limpeza das margens do Rio Itapecuru e a realização de um mutirão de limpeza com a participação das equipes da área da saúde e educação, com o apoio dos agentes comunitário de saúde e agentes de endemias, além de colaboradores de outras secretarias municipais.
 
A secretária municipal de Saúde, Mauricéa Rodrigues, informou que a ideia é conscientizar a população local sobre a importância dos cuidados que devem ser tomados para evitar focos do mosquito transmissor da dengue.
 
Além da realização do Dia "D", a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo outras ações para combate à dengue, como visitas domiciliares e distribuição de material informativo.
 
Com a chegada do período de chuvas, que facilita a infestação da doença, o trabalho será estendido para os bairros da periferia e para a zona rural, especialmente as comunidades ribeirinhas.
 
A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, está intensificando os serviços de limpeza em toda a cidade, recolhendo pneus velhos e acabando com alagamentos.

Enfermidade - A dengue é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti infectado, que se desenvolve em áreas tropicais do mundo devido às condições do meio ambiente favorecerem seu desenvolvimento e proliferação.
 
Ao contrário do mosquito comum que pica durante a noite, o mosquito pica de dia, sendo comum que as epidemias da dengue ocorram no verão, ou após períodos chuvosos.
 
O mosquito transmissor prolifera-se em qualquer lugar onde há água parada, tais como caixas d´água, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas, entre outros.
 
Existem dois tipos de dengue: clássica e hemorrágica. A clássica é a que em mais de 95% dos casos causa desconforto e transtornos, sem colocar em risco a vida do paciente. Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia, como febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, enjoo e vômitos.
 
A dengue hemorrágica é a forma grave da dengue clássica e é rara. Nela ocorre um agravamento do quadro clínico da dengue clássica com sangramento pelo nariz, boca ou gengiva com manchas vermelhas na pele.
 
Essa situação pode evoluir para um colapso circulatório, choque, e pode levar a pessoa à morte. O diagnóstico da dengue pode ser clínico e laboratorial, existindo quatro tipos diferentes de vírus.
 

Dicas para evitar que o mosquito


- Substituir a água dos vasos das plantas por terra e esvaziar o prato coletor, lavando-o com auxílio de uma escova
 
- Utilizar água tratada com água sanitária para regar as
plantas duas vezes por semana.
 
- Não deixar acumular água nas calhas do telhado.
 
- Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.
- Tampar cuidadosamente caixas d´água, filtros, barris e
tambores.
 
- Não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos que possam acumular água (latas, garrafas, cacos de vidro etc.).
 
- Em locais de maior ocorrência dessa doença, deve-se usar, sempre que possível, calças, camisas de manga comprida e repelente contra insetos.
 
- Pessoas que estiveram em área de risco e que apresentarem febre durante ou após a viagem devem procurar um serviço de saúde mais próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Prefeita de Rosário compra caixões para enterrar toda a população da cidade

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes, não  investe na saúde da cidade onde no hospital SESP não tem uma agulha e agora a gestora  pretende  enterrar toda população da cidade literalmente lançando um mau agouro aos Rosariense.
De acordo como mostra o contrato  a prefeita Irlahi, determinou a compra de mais de R$ 280 mil em caixões para defunto,  com a fornecedora Deusimar R. Ferreira, nome de fantasia Pax Nossa Senhora do Rosário. O caso deve gera polêmica e revolta onde a prefeita Irlahi pretende enterrar toda a população como mostra o contrato com a fornecedora.
O caso é parecido com o da ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, que ficou famosa com o título de prefeita ostentação. Lidiane foi condenada por gastar R$ 130 mil em urnas funerárias… Veja o contrato abaixo: