Pular para o conteúdo principal

Agora Lascou: Lixo hospitalar é descartado irregularmente em Rosário

Os vereadores da cidade de Rosário receberam uma denúncia sobre a destinação irregular de lixo hospitalar enterrado ilegalmente em um terreno no povoado São Simão, em Rosário. A recomendação do MS e da VISA é que todo lixo hospitalar tenha uma destinação final de acordo com a lei sanitária, e não jogado em qualquer lugar e de qualquer maneira.

Após receberem a denúncia, os vereadores Magno Nazar (PRP) e Nazareno Barros (PTdoB), foram, ‘In loco’, na tarde desta segunda-feira (02), verificar se havia veracidade na denúncia. Ao chegar no local indicado por populares, os vereadores constataram o crime.

Os vereadores Luis Carlos, o Kiko (PP), Carlos do Remédio (SD) e o presidente da Câmara, vereador Agenor Brandão (PV) também participaram da operação.



Após o flagrante da irregularidade, os vereadores se reuniram com a assessoria jurídica da câmara para ver a melhor maneira de proceder com o caso. O Dr. Mozart Baldez, ao lado dos parlamentares, levou o caso ao delegado de polícia civil de Rosário, Dr. Marconi Caldas. Na delegacia, os vereadores solicitaram ao delegado abertura de um inquérito policial para investigar o crime ambiental e, consequentemente, punir o autor desse ato irresponsável.

Dr. Marconi, por sua vez, disse que tomará todas as medicas investigativas para apurar o caso e tentar descobrir o infrator, inclusive, abrindo processo de investigação criminal solicitado pelos parlamentares.

No dia 12 de janeiro deste ano, uma comissão composta pelos vereadores Agenor Brandão, Magno Nazar, Preto do Raça, Jardson Rocha, Kiko, Ademar do Sindicato, Nazareno Barros e Carlos do Remédio realizaram uma inspeção ao único hospital público da cidade de Rosário, o SESP. Durante a visita, os vereadores encontraram diversas irregularidades, e uma delas foi justamente o acumulo de lixo hospitalar jogado nas dependências externas do hospital. E pior, ao alcance de qualquer pessoa.

Há uma suspeita de que o lixo encontrado em São Simão seja o mesmo encontrado no SESP mês passado. No entanto, só a perícia técnica e as investigações poderão afirmar de onde partiu essa prática maldosa. Se após as investigações for constatado que o lixo é de responsabilidade do município, que é o que tudo indica, a prefeita Irlahi Linhares (PMDB) deverá enfrentar mais um problema no poder legislativo municipal.

Outro problema é a suspeita de existência de restos cirúrgicos enterrado no local. Um odor forte e a presença de moscas foram a causa da suspeita. Só que o SESP não está realizando cirurgias, e é aí que entra a dúvida. Como só há duas fontes que produzem esse tipo de lixo na cidade de Rosário, pois, além do hospital municipal, tem, também, a clínica particular de propriedade de Irlahi Linhares. Se por acaso ficar provado que o lixo partiu de algum desses citados acima, é a prefeita quem deverá ser responsabilizada.

Na manhã desta terça-feira (03), a denúncia dos vereadores será protocolada junto ao Ministério Público, para que, assim como a polícia investigativa, o MP também entre no caso e apure o ocorrido.

Ao ser interrogado, o presidente da Câmara de Rosário disse que dará todo apoio necessário para ajudar a encontrar o autor desse crime, que, além de ser ambiental, é, também, de saúde pública. As comissões permanentes da casa deverão encabeçar a linha de frente no parlamento. O vereador Luis Carlos (Kiko), presidente da comissão de meio ambiente da câmara, e o vereador Carlos do Remédio, presidente da comissão de saúde, devem produzir relatórios sobre o fato e entregar à mesa diretora para que tome medidas de cunho político.

Por Bacabeira em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Empresária morre após ser baleada durante assalto e populares pedem justiça e querem invadir a delegacia de Rosário e linchar os assassinos.

Empresária Adilce Silva  dona da academia Espaço Fitness  morreu após ser baleada durante um assalto na noite   deste domingo (21) .   De acordo com informações a vítima estava na padaria da família que fica localizada na rua Benedito Leite no centro de Rosário, quando foi abordada pelos dois criminosos que são menores de idade. Segundo informações Adilce  e familiares entregaram os celulares e os pertences mais mesmo assim um dos criminosos atirou na empresária um absurdo um ato de crueldade com uma pessoa de bem um dos criminoso chegaram aponta a arma para uma criança de 4 anos sendo que a criança neto de Adilce .
A empresaria foi levada ao hospital SESP mais não resistiu Adilce Silva era casada com Zondeck Anceles que é irmão do gestor da regional da saúde de Rosário Willame Anceles. a empresaria Adilce é um símbolo do mundo fitness e na cidade e região.
Os bandidos foram presos e a população cercou a delegacia e  a população esta revoltada e pedindo justiça.
A violência to…