Pular para o conteúdo principal

Governo lança programas de educação financeira para estudantes


Educar crianças e adolescentes para o consumo responsável e consciente é a proposta do projeto Procon Mirim, lançado pelo Governo do Estado na tarde desta terça-feira (10), no Teatro Arthur Azevedo. O evento, que contou com a participação da secretária nacional do Procon, Juliana Pereira da Silva, integra a programação da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento.

Para uma plateia que reuniu além de autoridades, centenas de alunos da rede pública, municipal e estadual, de ensino, Juliana Pereira elogiou a iniciativa do governador Flávio Dino em inserir a educação para o consumo nas escolas e preparar o estudante para aplicar de forma adequada as finanças.

“A criança é o consumidor de daqui a pouco, então, é importante levar, desde cedo, conceitos sobre uso consciente do crédito, de como organizar as suas finanças, de como escolher bem produtos e serviços. Estão investindo no futuro”, defendeu a secretária nacional do Procon.

Falando sobre as inovações do governador Flávio Dino para ampliar o processo de aprendizado dos alunos da rede pública estadual, a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, explicou a importância da educação financeira.

“É uma temática importante para educação, tanto para as crianças, quanto para os adolescentes. É preciso tratar que os alunos aprendam e compreendam que a educação para consumo é fundamental na sociedade contemporânea”, frisou a secretária.

O diretor do Procon do Maranhão, Duarte Junior, afirmou que o Governo do Estado tem articulado, através do Procon e das Secretarias Estaduais de Educação (Seduc) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), a implementação da educação para o consumo nas grades curriculares das escolas do estado.

“Esse projeto demonstra a sensibilidade do Governo do Maranhão e do governador Flávio Dino, com a causa. Acreditamos que para modificar a realidade da sociedade em que vivemos devemos começar pelas crianças, através da educação”, explicou Duarte Junior. 

Ao fim do evento, as crianças e adolescentes que lotavam a plateia do teatro puderam assistir à peça “O Drama da Família Gastão”, que reforçou as orientações sobre o consumo consciente
.
Prevenção e Combate ao Superendividamento
       
Durante a abertura da programação da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, além do lançamento do projeto Procon Mirim, houve a assinatura de termos de cooperação técnica, envolvendo o Procon-MA, Sedihpop, Seduc, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação de Educação Financeira (AEF).

A semana especial ocorre em comemoração ao Dia Mundial do Consumo, celebrado em 15 de março e segue a diretriz do governador Flávio Dino para levar os serviços de proteção ao consumidor de todas as regiões do estado e tem como foco a educação para o consumo. A programação do evento contemplará os municípios onde foi iniciada a ampliação da Rede Estadual em Defesa do Consumidor.

Na capital terão atividades na terça (10), quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13), no São Luís Shopping. O objetivo é colaborar com o cenário nacional de alinhamento dos órgãos de proteção e defesa do consumidor no combate e tratamento ao superendividamento.

Durante o evento, será possível participar de palestras informativas com temáticas como “Direitos e deveres básicos do consumidor”, “Orçamento doméstico: um hábito saudável”, “Crédito imobiliário: solução ou problema”, “Como o Banco pode me ajudar” e “Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento”. Além da participação nas palestras ofertadas, os consumidores também terão acesso às renegociações de dívidas.

Programação Completa

DIA 11
10h às 22h – Renegociações de dívidas
11h30 – Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento
15h – Orçamento Doméstico: um hábito sustentável
17h – Direitos e deveres básicos do consumidor
19h – Crédito imobiliário: solução ou problema

DIA 12
10h às 22h – Renegociações de dívidas
11h30 – Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento
15h – Orçamento Doméstico: um hábito sustentável
17h – Crédito imobiliário: solução ou problema
19h – Como o Banco pode me ajudar?

DIA 13
10h às 22h – Renegociações de dívidas
11h30 – Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento
12h30 – Lançamento do Ranking
14h – Crédito imobiliário: solução ou problema
15h30 – Orçamento Doméstico: um hábito sustentável
17h – Como o Banco pode me ajudar?
18h30 – Direitos e deveres básicos do consumidor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradora do povoado de São Miguel leva água suja para a prefeita Irlahi beber e depois a esculhamba

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes (PMDB), foi esculhambada durante uma reunião realizada na terça-feira passada (14), em Casa Grande no povoado de São Miguel, segundo uma fonte que estava na reunião uma mulher conhecida como Rosa na hora do discurso da prefeita Irlahi no povoado entregou um presente para a prefeita embrulhado em um papel de presente quando a prefeita Irlahi Moraes, totalmente sorridente desembrulhou o presente viu que  era um litro de água que continha uma  água totalmente suja imprópria para o consumo a fisionomia da prefeita de Rosário Irlahi mudou quando os moradores do povoado gritaram para a prefeita Irlahi beber a água suja que estava no litro mais a prefeita recusou beber a água suja.
A moradora Rosa do povoado de São Miguel soltou o verbo e disse "olha isso Prefeita Irlahi está água que nós tomamos aqui no povoado uma água suja, imprópria para o consumo sem tratamento  a senhora abandonou o povoado de São Miguel e a resposta virá nas urnas no mês de outu…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Rosário:IRLAHI Moraes a nova prefeita ostentação do MA

O retrato verdadeiro do contraste social acontece no município de Rosário, de um lado o descaso e o desprezo com a população. E do outro lado, muita ostentação e curtição. Quem conhece a cidade de Rosário pode sentir na pele a falta de compromisso da atual gestão, comandada pela prefeita de Rosário Irlahi Moraes, com a precariedade da saúde, a falta de infraestrutura nos bairros da cidade  e nos povoados, as estradas na zona rural sem manutenção, falta de água em muitos povoados sem falar da água suja sem qualidade nos povoados.


Como se não bastasse todo esse caos e em plena crise administrativa que passa Rosário mostra que tem bastante dinheiro em caixa, pelo menos pra ostentar. A prefeita Irlahi Moraes foi flagrado  ostentando na companhia do Namorado o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos e família, numa  luxuosa Lancha no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com toda a família. O brasil desabando, o município sem dinheiro para pagar os fornecedores a saúde um caos, Irlahi viaj…