Pular para o conteúdo principal

Governo contribui para a ampliação da municipalização do sistema de juventude do estado

 Secretária Tatiana Pereira participa da solenidade de posse do Conselho Municipal de Juventude (Comjuve) do município de Matões.
O Governo do Estado deu mais um passo importante para a ampliação da municipalização do sistema de juventude do estado. Na segunda-feira (30), data em que se comemorou o Dia Mundial da Juventude, a titular da secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, participou da solenidade de posse do Conselho Municipal de Juventude (Comjuve) do município de Matões. Além da presença no ato, a secretária acompanhou e auxiliou na mobilização em prol da estruturação do Conselho, que é formado por membros do poder público e da sociedade civil.

A reativação e a reestruturação do sistema estadual de juventude é uma das principais metas determinadas pela gestão do governador Flávio Dino para a área da juventude. O governo entende que a organização juvenil é imprescindível para a proposição das políticas públicas necessárias para fortalecer o protagonismo juvenil no estado.

Pioneiro em Matões, o Conselho Municipal de Juventude é composto por 14 membros, sendo sete representantes da administração municipal e sete representantes da sociedade civil. O Comjuve tem como principal objetivo, pensar, propor e monitorar a execução de políticas públicas de juventude pelo poder público municipal.

Para a secretária Tatiana Pereira, a organização juvenil deve ter intuito de propor e fiscalizar as ações do município desenvolvidas para os próprios jovens, referendando o papel de cada um na grande contribuição de políticas públicas para o setor.

“A juventude é o hoje. Juventude se faz é agora. Não dá para direcionar o pensamento da juventude para o amanhã, pois assim teremos uma juventude acomodada, que não desperta seu protagonismo. Dessa forma, reafirmamos a importância desse momento, da instituição do Conselho Municipal de Juventude, que é um instrumento de construção de políticas públicas, que vem contribuir com o poder público, para poder dialogar e ampliar as ações. Temos a consciência que essa forma de trabalhar as políticas públicas é benéfica para o governo, que nunca sairá perdendo, porque tem o povo construindo ao lado e, é benéfica principalmente para a população, que poderá pautar suas demandas dentro da construção do governo”, comentou.

Tatiana destacou ainda a forma de atuação do governo do Estado na parceria com os municípios e com as entidades da sociedade civil. Segundo a titular da Seejuv, isso é importante para conhecer melhor as necessidades de cada comunidade e assim construir as políticas públicas a partir dos olhares de todos.

“O governo do Estado age diferente. Os secretários vão até os municípios, discutem com a população e com os gestores municipais, as políticas públicas. E com a juventude, esse modelo de gestão é ampliado no tocante à discussão, incentivo e apoio à estruturação do sistema de juventude municipal, para que se fortaleça o sistema em nível estadual”, ressaltou.

O secretário municipal de Juventude de Matões, Oziel Silva, disse que a pasta estava á disposição ao diálogo com os novos conselheiros e para contribuir no desenvolvimento do trabalho do órgão. O gestor ressaltou ainda a contribuição do governo do Estado, através da secretária de Juventude, no processo de estruturação do Conselho.

“Estamos à disposição para contribuir com a juventude. Faremos a coisa certa. A indicação da composição veio dos próprios jovens, então eles têm legitimidade para trabalhar na proposição das políticas públicas. Queremos agradecer também a presença e a contribuição da secretária Tatiana Pereira. Vivemos hoje, dois momentos históricos: a posse do Conselho Municipal de Juventude e a presença de uma secretária de estado no nosso município depois de seis anos”, destacou.

A prefeita de Matões, Suely Pereira, também agradeceu a presença da secretária Tatiana Pereira, e ressaltou a importância do envolvimento da juventude na participação política municipal. “Parabenizo a todos os jovens aqui presentes, especialmente os que tomam posse como conselheiros, e repito aqui que estamos juntos para ajudar no que for necessário. Tomemos como exemplo, a própria secretária Tatiana Pereira, que foi escolhida pelo governador Flávio Dino para estar à frente da secretaria de juventude, dentre tantos jovens, porque é preparada e hoje é uma referência para toda a juventude do Maranhão”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Prefeita de Rosário compra caixões para enterrar toda a população da cidade

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes, não  investe na saúde da cidade onde no hospital SESP não tem uma agulha e agora a gestora  pretende  enterrar toda população da cidade literalmente lançando um mau agouro aos Rosariense.
De acordo como mostra o contrato  a prefeita Irlahi, determinou a compra de mais de R$ 280 mil em caixões para defunto,  com a fornecedora Deusimar R. Ferreira, nome de fantasia Pax Nossa Senhora do Rosário. O caso deve gera polêmica e revolta onde a prefeita Irlahi pretende enterrar toda a população como mostra o contrato com a fornecedora.
O caso é parecido com o da ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, que ficou famosa com o título de prefeita ostentação. Lidiane foi condenada por gastar R$ 130 mil em urnas funerárias… Veja o contrato abaixo: