Pular para o conteúdo principal

JEMs 2015 alcançam maior adesão já registrada na história dos jogos

Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano alcançaram a maior adesão já registrada na história da competição estudantil. A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) registrou inscrições de 95 municípios do Maranhão para disputar os jogos, reunindo cerca de 50 mil estudantes de 1.600 escolas de todo o estado.

Em relação ao ano passado, quando 64 municípios participaram da competição, a adesão aos JEMs deste ano cresceu 48%. O número é resultado da política desenvolvida pelo Estado para levar as ações governamentais a todos os maranhenses, com um trabalho de divulgação e mobilização dos municípios para promover o crescimento quantitativo e qualitativo dos JEMs.

“O governo Flávio Dino acredita no esporte enquanto instrumento de desenvolvimento social e está comprometido com a execução de políticas públicas que tragam mais participação e mais interação. Agora que já aumentamos o número de municípios nos JEMs vamos trabalhar para melhorar a qualidade dos jogos, oferecendo logística mais adequada na etapa estadual e cursos de capacitação para os professores de esporte dos municípios”, destaca o secretário do Esporte Lazer, Márcio Jardim.

O lançamento dos JEMs 2015 ocorrerá no dia 28 deste mês, com a presença do governador Flávio Dino e do treinador de futebol e ex-jogador Arthur Antunes Coimbra (Zico).

“Estamos convocando para essa cerimônia os diretores de escola, professores e equipes de atletas que irão prestigiar o momento em que o governador Flávio Dino fará o lançamento dos JEMs, anunciando que os municípios já podem iniciar a realização dos seus jogos. Nesse sentido, a Sedel está oferecendo orientação técnica e suporte para os municípios, especialmente os de menor IDH, por meio de cursos de formação na área do esporte”, explica a secretária adjunta de Esporte Educacional da Sedel, Joslea Rodrigues.           

Mais IDH

Alinhada às diretrizes do governo Flávio Dino, a Sedel dialogou com os municípios participantes do programa Mais IDH, a fim de estimular os gestores a participarem da 43ª edição dos JEMs. Dos 30 municípios, onze estão inscritos na competição: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Belágua, Cajari, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra e Serrano do Maranhão.

Para o superintendente de Articulação com os Municípios e membro da comissão de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos JEMs, Maxwell Guerra, a inclusão dos municípios é significativa. “Antes, apenas três municípios de menor IDH participavam dos jogos. Este ano alcançamos um aumento de quase 300% nessa participação, com 11 municípios”, destaca.

Sobre o trabalho de mobilização dos municípios durante o prazo de adesão aos JEMs, Maxwell ressalta que o objetivo de aumentar a participação nos jogos foi alcançado. “Recebemos os JEMs com participação de 64 municípios e com a incumbência de superar essa marca. Dialogamos bastante com os gestores sobre a importância do desenvolvimento do esporte escolar nas cidades e empenhamos o total apoio da Sedel no sentido de garantir que os jogos municipais tenham êxito para que atletas de todo o Maranhão cheguem à etapa regional. É motivo de orgulho termos contribuído para alcançar a maior participação já registrada nos JEMs”, afirmou.

Os 94 municípios participantes dos jogos escolares foram agrupados em seis regionais, que serão realizadas no mês de julho. As cidades que irão sediar as etapas regionais são: Passagem Franca (Regional Sul), São Mateus do Maranhão (Regional Nordeste), Imperatriz (Regional Oeste), Caxias (Regional Leste), São Domingos do Maranhão (Regional Centro) e Pinheiro (Regional Noroeste).

A Sedel realizou vistorias técnicas nas cidades que sediarão as regionais dos jogos. “O objetivo das visitas técnicas é vistoriar as praças esportivas desses seis municípios e fazer reuniões com os gestores de esporte e professores, para dar esclarecimentos sobre o regulamento e calendários dos jogos. Em todas as reuniões foi efetiva a participação dos municípios e a expectativa deles é enorme, principalmente, para quem vai participar dos JEMs pela primeira vez”, explica a diretora-geral adjunta dos JEMs, Rosiléa Cutrim.

Calendário JEMs 2015

A etapa metropolitana, que envolve escolas dos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, está marcada para os meses de maio e junho. Ao todo, 121 instituições de ensino irão participar dessa fase dos JEMs. Nos meses de agosto e setembro serão realizadas a etapa estadual (infantil e infanto) e os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

Os JEMs constituem a maior competição estudantil do Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). A competição é composta por 22 modalidades, disputadas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Empresária morre após ser baleada durante assalto e populares pedem justiça e querem invadir a delegacia de Rosário e linchar os assassinos.

Empresária Adilce Silva  dona da academia Espaço Fitness  morreu após ser baleada durante um assalto na noite   deste domingo (21) .   De acordo com informações a vítima estava na padaria da família que fica localizada na rua Benedito Leite no centro de Rosário, quando foi abordada pelos dois criminosos que são menores de idade. Segundo informações Adilce  e familiares entregaram os celulares e os pertences mais mesmo assim um dos criminosos atirou na empresária um absurdo um ato de crueldade com uma pessoa de bem um dos criminoso chegaram aponta a arma para uma criança de 4 anos sendo que a criança neto de Adilce .
A empresaria foi levada ao hospital SESP mais não resistiu Adilce Silva era casada com Zondeck Anceles que é irmão do gestor da regional da saúde de Rosário Willame Anceles. a empresaria Adilce é um símbolo do mundo fitness e na cidade e região.
Os bandidos foram presos e a população cercou a delegacia e  a população esta revoltada e pedindo justiça.
A violência to…