Pular para o conteúdo principal

JEMs 2015 alcançam maior adesão já registrada na história dos jogos

Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano alcançaram a maior adesão já registrada na história da competição estudantil. A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) registrou inscrições de 95 municípios do Maranhão para disputar os jogos, reunindo cerca de 50 mil estudantes de 1.600 escolas de todo o estado.

Em relação ao ano passado, quando 64 municípios participaram da competição, a adesão aos JEMs deste ano cresceu 48%. O número é resultado da política desenvolvida pelo Estado para levar as ações governamentais a todos os maranhenses, com um trabalho de divulgação e mobilização dos municípios para promover o crescimento quantitativo e qualitativo dos JEMs.

“O governo Flávio Dino acredita no esporte enquanto instrumento de desenvolvimento social e está comprometido com a execução de políticas públicas que tragam mais participação e mais interação. Agora que já aumentamos o número de municípios nos JEMs vamos trabalhar para melhorar a qualidade dos jogos, oferecendo logística mais adequada na etapa estadual e cursos de capacitação para os professores de esporte dos municípios”, destaca o secretário do Esporte Lazer, Márcio Jardim.

O lançamento dos JEMs 2015 ocorrerá no dia 28 deste mês, com a presença do governador Flávio Dino e do treinador de futebol e ex-jogador Arthur Antunes Coimbra (Zico).

“Estamos convocando para essa cerimônia os diretores de escola, professores e equipes de atletas que irão prestigiar o momento em que o governador Flávio Dino fará o lançamento dos JEMs, anunciando que os municípios já podem iniciar a realização dos seus jogos. Nesse sentido, a Sedel está oferecendo orientação técnica e suporte para os municípios, especialmente os de menor IDH, por meio de cursos de formação na área do esporte”, explica a secretária adjunta de Esporte Educacional da Sedel, Joslea Rodrigues.           

Mais IDH

Alinhada às diretrizes do governo Flávio Dino, a Sedel dialogou com os municípios participantes do programa Mais IDH, a fim de estimular os gestores a participarem da 43ª edição dos JEMs. Dos 30 municípios, onze estão inscritos na competição: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Belágua, Cajari, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra e Serrano do Maranhão.

Para o superintendente de Articulação com os Municípios e membro da comissão de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos JEMs, Maxwell Guerra, a inclusão dos municípios é significativa. “Antes, apenas três municípios de menor IDH participavam dos jogos. Este ano alcançamos um aumento de quase 300% nessa participação, com 11 municípios”, destaca.

Sobre o trabalho de mobilização dos municípios durante o prazo de adesão aos JEMs, Maxwell ressalta que o objetivo de aumentar a participação nos jogos foi alcançado. “Recebemos os JEMs com participação de 64 municípios e com a incumbência de superar essa marca. Dialogamos bastante com os gestores sobre a importância do desenvolvimento do esporte escolar nas cidades e empenhamos o total apoio da Sedel no sentido de garantir que os jogos municipais tenham êxito para que atletas de todo o Maranhão cheguem à etapa regional. É motivo de orgulho termos contribuído para alcançar a maior participação já registrada nos JEMs”, afirmou.

Os 94 municípios participantes dos jogos escolares foram agrupados em seis regionais, que serão realizadas no mês de julho. As cidades que irão sediar as etapas regionais são: Passagem Franca (Regional Sul), São Mateus do Maranhão (Regional Nordeste), Imperatriz (Regional Oeste), Caxias (Regional Leste), São Domingos do Maranhão (Regional Centro) e Pinheiro (Regional Noroeste).

A Sedel realizou vistorias técnicas nas cidades que sediarão as regionais dos jogos. “O objetivo das visitas técnicas é vistoriar as praças esportivas desses seis municípios e fazer reuniões com os gestores de esporte e professores, para dar esclarecimentos sobre o regulamento e calendários dos jogos. Em todas as reuniões foi efetiva a participação dos municípios e a expectativa deles é enorme, principalmente, para quem vai participar dos JEMs pela primeira vez”, explica a diretora-geral adjunta dos JEMs, Rosiléa Cutrim.

Calendário JEMs 2015

A etapa metropolitana, que envolve escolas dos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, está marcada para os meses de maio e junho. Ao todo, 121 instituições de ensino irão participar dessa fase dos JEMs. Nos meses de agosto e setembro serão realizadas a etapa estadual (infantil e infanto) e os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

Os JEMs constituem a maior competição estudantil do Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). A competição é composta por 22 modalidades, disputadas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…