Pular para o conteúdo principal

Patrocínio do Estado garante espetáculo da Via Sacra que emocionou fiéis no Anjo da Guarda

A Via Sacra é considerada um dos maiores espetáculos em referência ao calendário cristão maranhense e este ano contou com o apoio cultural do governo do Estado para que fosse realizado. Mesmo com todo o cenário e figurino prontos, a comunidade do Anjo da Guarda já lamentava a ausência do espetáculo se não houvesse o patrocínio master da gestão estadual.

A presidente do Grupo Grita, companhia de teatro responsável pela Via Sacra, afirma que o incentivo do governo foi fundamental para que a população pudesse assistir ao tradicional espetáculo. “Uma semana antes de ocorrer a Via Sacra nós estávamos desacreditados na realização do evento, mas fomos até o governo, explicamos a situação e prontamente em menos de uma semana conseguimos o incentivo estadual, e sem ele, não estaria aqui com toda essa alegria e satisfação em poder concretizar mais uma vez a beleza que é a Via Sacra”, explicou Geane Soares.

A secretária estadual de Cultura, Ester de Sá Marques garantiu que no próximo ano os trâmites de valorização dos calendários culturais serão bem mais fáceis, pois será feito um levantamento do calendário de eventos existente no estado. “A Via Sacra faz parte do calendário religioso do estado. A nossa ideia é nosso próximo ano recuperar esse calendário da semana santa de modo a estimular também o turismo religioso”, disse Ester assinalando que espetáculos como esse existem também em cidades do interior do estado e em outros bairros da capital.

Há quatro anos o jovem Vinícius de Sousa participa como ator do espetáculo, e para ele é um orgulho acompanhar toda a luta da comunidade em encenar a saga de Jesus Cristo. “Este ano eu já estava preocupado de não ocorrer o evento mais aguardado aqui do Anjo da Guarda, mas graças a Deus tivemos muito apoio para que a história de vida de Cristo fosse lembrada mais uma vez”, disse Vinicius.

Comércio local

Além de movimentar a comunidade e trazer religiosos de outros bairros, a Via Sacra aquece as vendas de quem aproveita para obter uma renda extra. Genival Andrade é vendedor de chapéus há cinco anos e não perde a oportunidade de ganhar um extra neste período. “Muitas pessoas passam por aqui e meus chapéus são de qualidade e baratos, todo mundo gosta, principalmente a criançada. Já vendi oito em três horas”, comemora Genival.

A vendedora de pipoca Maria Firmina está pela primeira vez no espetáculo como vendedora ambulante e já não ver a hora de chegar a Via Sacra de 2016. “Estava sem dinheiro, aí resolvi arriscar aqui. Está sendo muito bom, até porque todo mundo gosta de comer pipoca e as crianças quando olham pedem logo. Já quero que chegue o ano que vem pra vender mais”.
Policiamento


O evento contou com a presença efetiva de 200 homens da Polícia Militar e cerca de 70 do Corpo de Bombeiros. O comandante do policiamento, capitão Heldio, afirmou que o movimento estava tranquilo e que o evento era voltado para as famílias que buscam paz. “Não ocorreu nenhum tumulto na área e adjacências. A Via Sacra prega a paz e harmonia de Cristo, é um evento de família. Não temos nenhuma ocorrência até o momento”, disse o capitão.

História

Há 34 anos o Grupo GRITA realiza a Via Sacra do Anjo da Guarda, uma das maiores montagens da Paixão de Cristo realizadas no estado. O espetáculo já foi visto por cerca de 2 milhões de pessoas, desde sua primeira apresentação em 1981 e é um projeto que é, a um só tempo, fé, integração, socialização, valorização comunitária, criatividade, mobilização coletiva, versatilidade cultural, orgulho e resistência sociocultural, o que se resume no tema proposto para esse ano.

Na Semana Santa peregrinam pelas ruas do Anjo da Guarda, num percurso de dois quilômetros, milhares de pessoas arrebatadas pela força da fé e do mistério e, envolvidas na fruição da estética da encenação da Paixão de Cristo.

Fruto de um trabalho, que reúne toda a comunidade do Itaqui-Bacanga, em especial do Anjo da Guarda, a Via Sacra é motivo de orgulho para a cidade. Os números falam por si só: são mais de 1.800 pessoas entre produção, técnicos, elenco e figurantes. E todos estão empenhados em fazer um espetáculo ainda mais bonito que no ano passado. O público deste ano foi estimado em aproximadamente 250 mil pessoas.
Os cenários estão montados em quatro pontos: Recanto da Paixão, Largo do Teatro, Praça do Anjo e Praça da Ressurreição, com um cortejo passando pelas principais avenidas do bairro, totalizando 2 km de percurso. O espetáculo contou com uma grande estrutura de palco som e luz.

Além da valorização do talento e do trabalho dos moradores da região, o espetáculo propicia considerável impulso na economia local, contemplando desde os comerciantes que fornecem material para a montagem, a mão de obra, até os que atuam no comércio informal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradora do povoado de São Miguel leva água suja para a prefeita Irlahi beber e depois a esculhamba

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes (PMDB), foi esculhambada durante uma reunião realizada na terça-feira passada (14), em Casa Grande no povoado de São Miguel, segundo uma fonte que estava na reunião uma mulher conhecida como Rosa na hora do discurso da prefeita Irlahi no povoado entregou um presente para a prefeita embrulhado em um papel de presente quando a prefeita Irlahi Moraes, totalmente sorridente desembrulhou o presente viu que  era um litro de água que continha uma  água totalmente suja imprópria para o consumo a fisionomia da prefeita de Rosário Irlahi mudou quando os moradores do povoado gritaram para a prefeita Irlahi beber a água suja que estava no litro mais a prefeita recusou beber a água suja.
A moradora Rosa do povoado de São Miguel soltou o verbo e disse "olha isso Prefeita Irlahi está água que nós tomamos aqui no povoado uma água suja, imprópria para o consumo sem tratamento  a senhora abandonou o povoado de São Miguel e a resposta virá nas urnas no mês de outu…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Rosário:IRLAHI Moraes a nova prefeita ostentação do MA

O retrato verdadeiro do contraste social acontece no município de Rosário, de um lado o descaso e o desprezo com a população. E do outro lado, muita ostentação e curtição. Quem conhece a cidade de Rosário pode sentir na pele a falta de compromisso da atual gestão, comandada pela prefeita de Rosário Irlahi Moraes, com a precariedade da saúde, a falta de infraestrutura nos bairros da cidade  e nos povoados, as estradas na zona rural sem manutenção, falta de água em muitos povoados sem falar da água suja sem qualidade nos povoados.


Como se não bastasse todo esse caos e em plena crise administrativa que passa Rosário mostra que tem bastante dinheiro em caixa, pelo menos pra ostentar. A prefeita Irlahi Moraes foi flagrado  ostentando na companhia do Namorado o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos e família, numa  luxuosa Lancha no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com toda a família. O brasil desabando, o município sem dinheiro para pagar os fornecedores a saúde um caos, Irlahi viaj…