Pular para o conteúdo principal

Vice-governador Carlos Brandão recebe visita do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional


 Vice-governador Carlos Brandão, com os secretários Jefferson Portela e Murilo Andrade, em reunião com a comitiva do ministro-chefe do GSI/PR, José Elito
O vice-governador Carlos Brandão, acompanhado dos secretários de Estado Murilo Andrade (Administração Penitenciária) e Jefferson Portela (Segurança Pública), recebeu a visita do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), José Elito Carvalho Siqueira, no Palácio Henrique de La Rocque, nesta terça-feira (19).

O ministro passará por todos os estados da Federação para apresentar o sistema de acompanhamento de cenários institucionais conhecido por GeoPR. O objetivo é fomentar ações de integração entre órgãos federais e locais que compõem o Sistema Brasileiro de Inteligência (SisBin).

O SisBin é formado por órgãos e entidades da Administração Pública Federal que, direta ou indiretamente, produzem conhecimentos de interesse da atividade de Inteligência, em especial aqueles responsáveis pela defesa externa, segurança interna e relações exteriores.

Atualmente, o SisBin possui 35 integrantes, representando 20 Ministérios ou órgãos com status ministerial. Já a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é órgão de assessoramento direto à Presidência da República que, na posição de órgão central do SisBin, tem a seu cargo planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de Inteligência do país.

No entendimento do ministro José Elito, apesar dos governos dos Estados não integrarem formalmente o SisBin, nada pode ser feito localmente sem o apoio dos governadores e dos respectivos órgãos estaduais, como as Secretarias de Estado de Segurança Pública.

No Maranhão, a comitiva do ministro do GSI/PR esteve composta, entre outros, pelo oficial de Inteligência (of. Int.) Ronaldo Belham, diretor-adjunto da Abin. Toda a comitiva seguiu acompanhada pelo superintendente da Abin no estado do Maranhão (Sema), (of. Int.) Bruno de Almeida Moura.

O que é o GeoPR

O sistema GeoPR permite que outros Ministérios e a Presidência da República conheçam aspectos da realidade dos estados que necessitam de monitoramento constante, com o objetivo de se evitar que possível desestabilização transforme-se em crise institucional, ou seja, com potencial de afetar outros estados da Federação.

Além do sistema online, os cerca de 700 cenários institucionais acompanhados em todo o país pela Abin estão reunidos em caderno impresso. Tanto no sistema quanto no caderno, os cenários estão classificados segundo seis tipos de segurança. O Mosaico da realidade brasileira divide-se em segurança internacional, segurança ambiental, segurança da saúde, segurança da sociedade, segurança das estruturas estratégicas e segurança pública.

Os 25 cenários atualmente monitorados no Maranhão foram então apresentados no Palácio Henrique de La Rocque e o Mosaico completo com os cenários de todo o país foi entregue, na ocasião, pelo ministro do GSI ao vice-governador, Carlos Brandão.

No Maranhão, são monitorados cenários de estiagens, chuvas e desmatamentos; surtos e epidemias; tráfico de drogas e armas; Centro de Lançamento de Alcântara; Porto de Itaqui; Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado; Estrada de Ferro Carajás, entre outros.

Agenda no Maranhão

Nesta quarta-feira (20), os órgãos do SisBin estarão reunidos com a comitiva do GSI no 24º Batalhão de Infantaria Leve. A intenção do ministro José Elito é a de que os órgãos tomem conhecimento dos cenários institucionais do estado e compartilhem suas experiências locais de atuação, de modo que possam ser identificados pontos em comum a serem trabalhados, pela Inteligência, de forma integrada.

Entre outros órgãos, estão previstos para participar da reunião a Superintendência Regional da Polícia Federal; Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; Controladoria Regional da União; Núcleo Estadual do Ministério da Saúde; Infraero; Dnit; Capitania dos Portos; Centro de Lançamento de Alcântara, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…