Pular para o conteúdo principal

Governo capacita educadores para a prevenção da violência nas escolas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), iniciou nesta terça-feira (16) a capacitação do Programa de Prevenção à Violência nas Escolas, destinada a professores e supervisores escolares de 19 escolas da rede pública de São Luís. A capacitação desses mediadores será realizada até esta quarta-feira (17), no auditório da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

A formação é parte da metodologia utilizada pelos organizadores do programa. Além de São Luís, outras seis capitais estão recebendo as ações do programa. O objetivo é discutir a violência nas escolas e a formação de mediadores, professores e supervisores de escola para realização de pesquisa da comunidade escolar.

Para Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco Santos Almeida, coordenadora do programa junto à Seduc, a discussão é fundamental para a melhoria da educação. “A violência, como fenômeno social, também está nas escolas. Não podemos combater o problema de uma hora para outra, mas, de acordo com os dados que coletarmos na pesquisa, podemos planejar intervenções para amenizar esse fenômeno, que é mundial”, ressaltou.

O programa prevê a escolha de dez estudantes por escola, que serão responsáveis pela aplicação da pesquisa com seus colegas, por meio de questionários e avaliações, com salas pré-determinadas. A finalidade da participação desses estudantes é para que os demais fiquem mais à vontade para explanar seu pensamento quanto ao problema, e assim, levantar dados mais precisos.

Segundo Miriam Abramovay, coordenadora da Área de Estudos e Políticas sobre a Juventude da FLACSO, o programa está subdividido em etapas. “Primeiro está sendo feita a capacitação dos mediadores do processo. A próxima etapa será a aplicação de questionário em 20 escolas, com o objetivo de conhecer a realidade de violência do ambiente escolar, que será realizada pelos dez estudantes como diagnóstico participativo. Por fim, será colocado um programa que mediadores externos serão responsáveis pelo acompanhamento de determinada escola, caso não seja da mesma”, explicou.

Participam da formação os representantes dos centros de ensino Maria do Socorro Almeida; Felipe Conduru; Salim Braid; Mário Martins Meireles; José Justino Pereira; Maria José Aragão; São José Operário; Arnaldo Ferreira; Barjonas Lobão; Manoel Beckman, General Artur Carvalho; João Bacelar Portela; Dayse Galvão de Sousa; Modelo Benedito Leite e Liceu Maranhense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeita de Rosário fica desesperada com 10 mil pessoas em caminhada e agride Willame Anceles.( Veja os Vídeos)

O gestor da Regional de saúde de Rosário Willame Anceles,  mostra força e Arrasta  uma multidão nesta tarde de quinta-feira 20,  em apoio aos candidatos, o deputado estadual Hélio Soares e o candidato a deputado federal  Josimar de Maranhãozinho. Cerca de   10 mil pessoas participaram da grande caminhada que começou as 17 horas na Praça do Coqueiro e tomou conta das ruas de Rosário.





A população rosariense abraçou os candidatos do ex-vereador Willame Anceles, e a população rosariense  foram em peso para  caminhada, deixando a prefeita de Rosário Irlahi Moares, descontrolada e desesperada, partindo para cima dos moradores  da Cidade Nova, querendo barrar o ônibus que iria para grande  caminhada de Hélio Soares candidato a deputado estadual  e Josimar candidato deputado federal.


A parti triste da tarde foi  a prefeita  Irlahi, que  agrediu o ex-vereador Willame Anceles,  onde rasgou a sua camisa toda  em um ato de fúria descontrolada.  A gestora  desesperada Irlahi, acabou levando  vaias d…

Prefeita de Rosário compra caixões para enterrar toda a população da cidade

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes, não  investe na saúde da cidade onde no hospital SESP não tem uma agulha e agora a gestora  pretende  enterrar toda população da cidade literalmente lançando um mau agouro aos Rosariense.
De acordo como mostra o contrato  a prefeita Irlahi, determinou a compra de mais de R$ 280 mil em caixões para defunto,  com a fornecedora Deusimar R. Ferreira, nome de fantasia Pax Nossa Senhora do Rosário. O caso deve gera polêmica e revolta onde a prefeita Irlahi pretende enterrar toda a população como mostra o contrato com a fornecedora.
O caso é parecido com o da ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, que ficou famosa com o título de prefeita ostentação. Lidiane foi condenada por gastar R$ 130 mil em urnas funerárias… Veja o contrato abaixo:


Prefeitura de Rosário serve duas espigas de milho cruas para alunos em escola.

Os pais de alunos da escola municipal Maria da Mercês  Teixeira localizada no bairro Cidade Nova em Rosário, estão revoltados com a prefeita Irlahi Moraes, vários país  entraram em contato com o blog para denunciar que as crianças  da escola municipal  estão lanchando duas espigas  de milho onde muitas crianças ficam com fome.

A revolta do país é tão grande que as espigas de  milho até cruas estão sendo servidas na escola da rede municipal  de Rosário "Isso é uma vergonha uma maldade para com as crianças que estão passando fome na escola, como pode se servir duas espigas de milhos cruas para um criança que precisa  de uma merenda adequada de qualidade isso é uma vergonha um desrespeito" desabafa uma mãe ao blog .

A mãe que denunciou esse desrespeito da prefeita Irlahi mandou um vídeo que está rolando nas redes Sociais de uma outra mãe que está  revoltada para mostrar a veracidade do desrespeito que está acontecendo na escola Municipal Maria Mercês Teixeira.
A merenda tem que se…