Pular para o conteúdo principal

Programa Nota Legal concede benefícios a consumidor maranhense

 Governador Flávio Dino durante solenidade no Palácio dos Leões que marcou o lançamento do Programa Nota Legal e que reuniu diversas autoridades, entre deputados, secretários de Estado, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, e representantes da classe empresarial.
Abatimento de até 50% do IPVA, crédito em contas bancárias, cupons para shows e jogos de futebol. Este é o programa Nota Legal, pelo qual o Governo do Estado cria regras transparentes para conceder créditos financeiros através da emissão de notas fiscais. O novo programa foi instituído pelo governador Flávio Dino na manhã desta terça (7), criando regras transparentes e novos benefícios aos consumidores.

A nova lei garante a restituição de 2% a 3% do total de ICMS cobrado do cidadão em todas as compras realizadas em seu cotidiano. Para restaurantes, autopeças e gêneros alimentícios o valor será de 3% e nos demais casos, de 2%. A fórmula simplificada é uma das mudanças significativas do novo programa.

O Governo amplia o conjunto de ações de justiça fiscal ao criar a nova tabela do Simples, o programa Mais Empresas e, agora, o Nota Legal. “Requalificamos os parâmetros para estimular a arrecadação em todo o Estado para incentivar a cidadania tributária. Queremos garantir o fluxo de investimentos e formação de novos empreendedores no Maranhão”, disse o governador Flávio Dino.

Através do cadastro do CPF no site da Secretaria de Estado da Fazenda, o cidadão recebe a reposição da porcentagem do ICMS cobrado através de abatimento do IPVA, depósito em conta-corrente ou poupança, crédito no celular, sorteio ou sistema de cupons para troca por ingressos em eventos culturais e esportivos.

As medidas dão maior transparência ao consumidor e fórmula simples para calcular o percentual nas notas fiscais (veja quadro abaixo). O secretário estadual da Fazenda, Marcellus Ribeiro, destacou os benefícios para a população. “Além de se tornar um cidadão fiscal, o contribuinte terá benefícios, como desconto em até 50% no valor do IPVA, recargas de celular, ingressos a shows e eventos esportivos com desconto”, afirmou o secretário.

Programa Regularize-se

Através de medida provisória enviada à Assembleia Legislativa, Flávio Dino também instituiu o programa Regularize-se, voltado para as empresas maranhenses que possuem débitos acumulados no repasse de ICMS à Fazenda Estadual. A medida tem força de lei e é encaminhada para apreciação do parlamento maranhense.

Os empresários poderão quitar seus débitos referentes a fatos ocorridos até 31 de dezembro de 2014 através de pagamento de parcela única (que resulta em abatimento de 100% de multas e juros decorrentes da dívida) e, com abatimento escalonado através de parcelamento que pode chegar até 120 prestações (redução de 50% no valor de multas e juros).

A medida foi aprovada no Conselho Nacional da Política Fazendária em 30 de junho de 2015 e visa atender a demanda recorrente das empresas, estimular a atividade econômica e, ao mesmo tempo, garantir o ingresso de arrecadação adicional ao Erário.

Participaram do encontro o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho; o deputado estadual Sérgio Frota; os secretários estaduais Marcellus Ribeiro (Fazenda), Simplício Araújo (Desenvolvimento Social), Marcio Jardim (Esporte e Lazer), Márcio Jerry (Articulação Política); o diretor do Procon-MA, Duarte Júnior; o presidente da Federação do Comércio, José Arteiro; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, Fábio Ribeiro; o presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Sombra, a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende e técnicos das secretarias estaduais de Fazenda e Desenvolvimento Social.


Quadro
O que mudou?

Como era?
Com o NOTA LEGAL
Valores/ Cálculo
Fórmula de cálculo complexa para entendimento do consumidor, que não sabia quanto ganharia a cada compra.
Fórmula simplificada: 3% do valor para restaurantes, autopeças e gêneros alimentícios; 2% nos demais casos.
Benefício
Sistema de sorteio de prêmios, cupons para troca em eventos culturais e esportivos ou crédito em conta-corrente ou poupança
Todos os benefícios anteriores, acrescidos de: abatimento no IPVA, crédito no celular em todas as operadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Empresária morre após ser baleada durante assalto e populares pedem justiça e querem invadir a delegacia de Rosário e linchar os assassinos.

Empresária Adilce Silva  dona da academia Espaço Fitness  morreu após ser baleada durante um assalto na noite   deste domingo (21) .   De acordo com informações a vítima estava na padaria da família que fica localizada na rua Benedito Leite no centro de Rosário, quando foi abordada pelos dois criminosos que são menores de idade. Segundo informações Adilce  e familiares entregaram os celulares e os pertences mais mesmo assim um dos criminosos atirou na empresária um absurdo um ato de crueldade com uma pessoa de bem um dos criminoso chegaram aponta a arma para uma criança de 4 anos sendo que a criança neto de Adilce .
A empresaria foi levada ao hospital SESP mais não resistiu Adilce Silva era casada com Zondeck Anceles que é irmão do gestor da regional da saúde de Rosário Willame Anceles. a empresaria Adilce é um símbolo do mundo fitness e na cidade e região.
Os bandidos foram presos e a população cercou a delegacia e  a população esta revoltada e pedindo justiça.
A violência to…