Pular para o conteúdo principal

Parceria da Prefeitura promove inclusão de crianças com deficiência por meio da Educação Física

Parceria da Prefeitura promove inclusão de crianças com deficiência por meio da Educação Física
Visando reforçar a inclusão das crianças e adolescentes com deficiência nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de São Luís iniciou nesta quinta-feira (6) as atividades do projeto "Portas Abertas para a Inclusão" em quatro escolas municipais. O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é resultado de parceria da Prefeitura com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Instituto Rodrigo Mendes e a Fundação FC Barcelona.
"O prefeito Edivaldo é um grande defensor das parcerias capazes de agregar conhecimento aos nossos educadores e de trazer benefícios para nossas crianças e adolescentes. Com este projeto, também daremos mais um passo no sentido de fazer das nossas escolas ambientes cada vez mais de igualdade e efetivo exercício de todos os seus direitos, posto que os nossos professores, devidamente capacitados, atuarão de modo a desenvolver as competências de cada estudante", disse o titular da Semed, Geraldo Castro Sobrinho.
Aplicado com sucesso em outras treze capitais brasileiras, é a primeira vez que o projeto "Portas Abertas pela Inclusão" chega ao Maranhão. Em São Luís, o projeto será desenvolvido nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho (Turu), RubemTeixeira Goulart (Cohab), Luís Viana (Alemanha) e Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína).
Na U.E.B. Maria Alice Coutinho, uma solenidade especial marcou o início do projeto, da qual participaram pais, professores, gestores, estudantes e o secretário municipal de Educação.
INCLUSÃO
Antes do início oficial das atividades nas escolas, 35 professores de Educação Física da rede municipal participaram de uma formação semipresencial na área de Educação Física Inclusiva, que durou todo o primeiro semestre letivo. Como o início do segundo semestre, começa o período em que os educadores vão colocar em prática o aprendizado da formação e buscar, nas turmas em que lecionam, promover a inclusão dos estudantes com deficiência por meio de projetos pedagógicos.
A U.E.B. Maria Alice Coutinho desenvolverá até outubro deste ano o projeto "Companhia de Dança no ritmo da Inclusão". Abrangendo toda a escola, mas com foco específico nos estudantes surdos e com deficiência intelectual do 3º e 4º ano, o projeto possibilitará às crianças surdas o desenvolvimento da expressão corporal e da coordenação motora por meio da dança.
"É um projeto muito importante e que só tem a acrescentar para os nossos estudantes e para a comunidade escolar, porque inicia um processo de inclusão que terá reflexos em todo o desenvolvimento dessas crianças", avaliou a professora da turma e intéprete de Libras, Mariluce Amorim.
Maria Luzia dos Santos, 41 anos, é mãe de Larissa Santos, 17 anos, que tem deficiência intelectual. A mãe aprovou a iniciativa. "É a primeira vez que a minha filha vai participar de um projeto desse tipo, mas tenho certeza que vai ser ótimo. A escola é muito acolhedora e, vendo a dedicação destes professores, sabemos que nossos filhos serão aceitos e verdadeiramente incluídos", disse a mãe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Empresária morre após ser baleada durante assalto e populares pedem justiça e querem invadir a delegacia de Rosário e linchar os assassinos.

Empresária Adilce Silva  dona da academia Espaço Fitness  morreu após ser baleada durante um assalto na noite   deste domingo (21) .   De acordo com informações a vítima estava na padaria da família que fica localizada na rua Benedito Leite no centro de Rosário, quando foi abordada pelos dois criminosos que são menores de idade. Segundo informações Adilce  e familiares entregaram os celulares e os pertences mais mesmo assim um dos criminosos atirou na empresária um absurdo um ato de crueldade com uma pessoa de bem um dos criminoso chegaram aponta a arma para uma criança de 4 anos sendo que a criança neto de Adilce .
A empresaria foi levada ao hospital SESP mais não resistiu Adilce Silva era casada com Zondeck Anceles que é irmão do gestor da regional da saúde de Rosário Willame Anceles. a empresaria Adilce é um símbolo do mundo fitness e na cidade e região.
Os bandidos foram presos e a população cercou a delegacia e  a população esta revoltada e pedindo justiça.
A violência to…