Pular para o conteúdo principal

Municípios da Região Metropolitana de São Luís já somam mais de 1,5 milhão de habitantes



Segundo o IBGE, São Luís é o município mais populoso, dos quatro que formam a região metropolitana, e Raposa o que registra maior crescimento populacional; instituto afirma que não há como saber com exatidão qual a população da capital


São Luís é a 15ª cidade mais populosa 
A Região Metropolitana de São Luís ultrapassou a marca de 1,5 milhão de habitantes. É o que mostra o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativo à estimativa populacional de 2015. Dos quatro municípios da Ilha, a capital continua como o mais populoso e Raposa foi o que apresentou o maior crescimento populacional. Hoje, a capital maranhense é a 15ª cidade mais populosa do país e a 4ª maior população do Nordeste.

Além das quatro cidades da Ilha, o IBGE também considera Alcântara como parte da Região Metropolitana de São Luís, que é a 18ª mais populosa do país, segundo o IBGE. No ranking da Região Nordeste, a Região Metropolitana de São Luís ocupa a quarta colocação, ficando atrás das regiões metropolitanas de Fortaleza, Salvador e Recife, respectivamente, que têm quase 4 milhões de habitantes.

São Luís é a única cidade do Maranhão com mais de 1 milhão de habitantes, mas João Ricardo Costa Silva destacou que não há como saber com exatidão qual a população de cada bairro da capital. “São Luís não tem bairros. Como não existe uma lei de bairros em São Luís, a cidade não tem limites legais e o IBGE não tem competência legal para definir isso. Aqui, nós trabalhamos com setores censitários, que é a menor área residencial para efeitos de contagem da população. Se São Luís tivesse uma delimitação legal dos seus bairros, esse setores censitários seriam moldados conforme esses limites”, informou.

Polo populacional
De acordo com João Ricardo Costa Silva, analista de planejamento do IBGE, o crescimento populacional de São Luís entre 2014 e 2015 está dento da expectiva. “São Luís é um polo de atração populacional. É a capital do estado, é a cidade que apresenta uma grande oferta de serviços em áreas como educação e serviços de saúde de alta complexidade e isso atrai muitas pessoas”, explicou. Na capital, houve uma variação populacional de 0,91%, fazendo com que em um ano a população aumentasse em 9.696 habitantes.

Dos quatro municípios da Ilha, Raposa foi o que apresentou a maior variação populacional (2,02%), no entanto, a cidade continua sendo a menos populosa da Ilha. A população do município, assim como em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, cresce também influenciada pela proximidade com a capital do estado. Como se trata de estimativa populacional e não de Censo, o IBGE não pode detalhar quanto desse crescimento é resultado da migração de pessoas de outras cidades para a região e quanto é decorrente de novos nascimentos.

No entanto, ele lembrou ainda que em levantamentos de estimativas populacionais não é possível precisar detalhes sobre a população, como idade, sexo, raça e até mesmo bairro de residência. “Esses microdetalhes são analisados nas contagens populacionais e no Cen­so. O próximo Censo será realizado apenas em 2020”, afirmou. São Luís tem 1.126 setores censitários e, conforme o Censo IBGE 2010, apenas as cidades de Timon e Matões, na Região dos Cocais, têm leis que definem os limites de seus bairros.

Maranhão 
O Maranhão tem apenas nove cidades com mais de 100 mil habitantes. Além de São Luís, Imperatriz, que é também a segunda maior cidade em população, é a única com mais de 200 mil habitantes. São José de Ribamar, a terceira mais populosa, e Paço do Lumiar aparecem na lista dos mu­nicípios com mais de 100 mil habitantes. Dos 217 municípios do estado, apenas 24 têm mais de 50 mil habitantes. Junco do Maranhão é o município maranhen­se com menor população. Na cidade do norte maranhense há apenas 3.431 habitantes.

A estimativa populacional 2015 foi divulgada pelo IBGE em 28 de agosto, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o levantamento, o Brasil tem quase 204,5 milhões de habitantes. Os dados se referem a julho de 2015. Em 2014, o IBGE havia estimado a população brasileira em 202 milhões. Com 1.073.893 de habitantes, São Luís continua sendo a cidade mais populosa do Maranhão.

ESTIMATIVA
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCR) na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM).

NÚMEROS
6.904.241 habitantes é a população do Maranhão
1.073.893 habitantes é a população de São Luís
174.267 habitantes é a população de São José de Ribamar
117.877 habitantes é a população de Paço do Lumiar
29.775 habitantes é a população de Raposa
21.659 habitantes é a população de Alcântara
204.450.649 habitantes é a população do Brasil

*Estimativa de 1º de julho de 2015


Do Jornal Estado do Maranhão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…