Pular para o conteúdo principal

Poços da Codevasf levam água a mais 4 municípios no Maranhão

João Carvalho, José Benedito Tinoco, Celso Dias, Arlindo, deputado federal Aluisio Mendes e Itamar em solenidade de assinatura da ordem de serviço na sede da Codevasf, em São Luís 
As obras de implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (poços) e de barreiros em comunidades rurais dos municípios de Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Fortuna e São Raimundo das Mangabeiras já podem começar. Na sexta-feira (4) foi assinada na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em São Luís (a autorização para o início da construção.
Esta ação faz parte do Programa Água para Todos, instituído pelo Governo Federal para promover a universalização da água em populações rurais difusas. O programa é executado pela Codevasf em toda sua área de atuação, sob a coordenação do Ministério da Integração Nacional.
No evento estiveram presentes, além do superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Celso Dias, o deputado federal Aluisio Mendes (PMB), o prefeito de Aldeias Altas, José Benedito Tinoco (PMDB), o prefeito de Alto Parnaíba, Itamar Vieira (PSB), o de Fortuna, Arlindo Filho (PT) e o de São Raimundo das Mangabeiras, João Carvalho Feitosa (PMDB).
De acordo com Celso Dias, todo esse trabalho tem foco na melhoria de vida das famílias beneficiadas. “Neste novo planejamento que fizemos para atendimento aos municípios, o Governo Federal por meio da Codevasf traz essas importantes obras capazes de amenizar um dos maiores problemas enfrentados no país, que é o acesso a água, levando um item fundamental para as atividades essenciais do ser humano, como a higiene pessoal, para beber, para cozinhar e também para a produção de alimentos em pequenas hortas”, comentou.
“O combate à escassez de água é um dos principais trabalhos realizados pela Codevasf no estado. Sem dúvida, a instalação desses poços vai se refletir num salto de qualidade de vida das famílias atendidas. Só tenha a enaltecer a ação do Governo Federal nessas ações aqui no Maranhão”, declarou Aluisio Mendes.
Relevância
O prefeito Tinoco destacou a relevância dos poços e dos barreiros da Codevasf. “Essas obras serão realizadas em localidades muito secas, daí sua importância para o povo daquela região. Em Fortuna, o benefício chega em boa hora. “Esses poços vão beneficiar áreas rurais, inclusive de assentamentos, que sofriam por ter moradia, mas que não tinham água”, disse o gestor.
Já o prefeito Itamar, de Alto Parnaíba, destacou as parcerias firmadas em prol do município. “Esta é a continuidade do bom trabalho da Codevasf que, com o apoio do deputado Aluisio Mendes e do superintendente Celso Dias, tem feito muito por nossa cidade”, ressaltou.
Por sua vez, o prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, comemorou mais esta obra. “É uma satisfação, pois já temos duas estradas vicinais da Codevasf e agora este poço. É uma honra grande para todo o povo mangabeirense”, comentou.
Sistemas
Apenas na área atendida pela Codevasf no Maranhão está prevista a instalação de cerca de 630 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), compreendendo em torno de 105 municípios, num investimento de aproximadamente de R$ 120 milhões.
Uma nova licitação deve abranger os demais municípios pertencentes à área de atuação da Codevasf no Maranhão, elevando o quantitativo para 147 municípios beneficiados.
Somente nesta nova etapa assinada durante a reunião, o município de Aldeias Altas recebeu a autorização para o início das obras de um poço e de três barreiros; Alto Parnaíba será contemplado com poços; Fortuna receberá 3 poços; e em São Raimundo das Mangabeiras terá início a perfuração de 2 poços.
Saiba mais
Poços e barreiros em municípios
- Os Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água incluem a perfuração de poços tubulares, instalação de unidade de bombeamento e de reservatórios de fibra de vidro com estrutura elevatória, fornecimento de energia, abrigo de quadro de comando ou grupo gerador, cerca de proteção, rede de distribuição de água e ligações domiciliares.
- Já o objetivo dos barreiros é a dessedentação animal. Os barreiros amenizam os efeitos da estiagem, que podem resultar na morte de rebanhos inteiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…