Pular para o conteúdo principal

Falta de atendimento no hospital SESP gera revolta e quebra-quebra e denuncia da falta de segurança no hospital em Rosário.


A prefeita de Rosário Irlahi, continua brincando com vida dos pacientes, a saúde da cidade  continua um caos.
Rosário-MA: Mesmo em ano eleitoral, ainda são constantes as faltas e atrasos de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até mesmo na Unidade Mista Municipal de Saúde (antigo SESP) no município de Rosário, localizado na Região Metropolitana de São Luís. Nesta semana foram constastes os atrasos de alguns médicos que fizeram muita gente esperar ou desistir, mas o "tempo fechou", no final da tarde deste domingo (13), no SESP com mais um episódio ruim ocasionado pela má gestão municipal da saúde.

De acordo com testemunhas ouvidas pelo blog Rosário Notícias (RN), um homem identificado como Fanta, morador de São Simão, deu entrada no “SESP”, por volta das 16h00min com ferimentos (furos) nas costas e cabeça. Indignado com a longa demora no atendimento e principalmente com a falta de preparo daquela casa de saúde para tal emergência, começou a quebrar e derrubar quase tudo pelo caminho. O estopim teria sido, na sala de curativos e suturas, após o médico (que pouco pôde fazer) querer encaminhá-lo para operar em São Luís ou em outras cidades vizinhas, pois o Centro Cirúrgico foi fechado no dia 01 de janeiro de 2013 pela prefeita Irlahi Moraes (PMDB) e até hoje não foi reaberto. 


O resultado da fúria e revolta do homem pode ser visto nas imagens. As paredes e o chão ficaram com marcas de sangue, medicamentos, cesto de lixo hospitalar com restos de curativos e outros procedimentos, além de outros produtos hospitalares e até uma maca foram revirados. Vários materiais/objetos ficaram espalhados e/ou destruídos. Um vidro da recepção teria sido quebrado e uma funcionária teria sido desacatada, esta seria uma enfermeira, segundo fontes revelaram ao blog.

Após muitas discussões e uma grande confusão, a polícia foi chamada e um B.O. foi registrado pelo médico juntamente com a direção do hospital. Vereadores estiveram no local e coletaram informações. 

Revoltado com o ocorrido e com a falta de segurança, o médico foi embora e abandonou cerca de 30 pacientes, entre crianças e idosos, inclusive pessoas passando muito mal. Muitos voltaram para casa e outros foram para as cidades vizinhas, principalmente Bacabeira e Santa Rita.

Em contato com o blog, o vereador de oposição Preto do Raça (PCdoB) lamentou o ocorrido, disse que vai se pronunciar amanhã na Sessão da Câmara Municipal, assim que tomar conhecimento de todo o ocorrido, mas desde já antecipou criticas ao regime adotado, pela gestão de Irlahi Moraes (PMDB), que tem colocado apenas um médico no hospital municipal para uma cidade de mais de 40 mil habitantes e aonde passam diariamente milhares de pessoas para várias cidades da região. Ainda para o parlamentou a desculpa da falta de recursos é um atestado de incompetência, lembrando que a cidade tem recebido diversos recursos para administrar e até reformar aquela casa de saúde, inclusive para procedimentos de média e alta complexidade, porém mal administrados.  

Por fim, o blog não vai julgar se o paciente estava certo ou errado, mas é importante ressaltar que de acordo com o Art. 331 do Código Penal é crime desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela. A pena é de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Fica a pergunta: O que a Prefeitura de Rosário tem feito com o dinheiro da saúde?

Do Rosário Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradora do povoado de São Miguel leva água suja para a prefeita Irlahi beber e depois a esculhamba

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes (PMDB), foi esculhambada durante uma reunião realizada na terça-feira passada (14), em Casa Grande no povoado de São Miguel, segundo uma fonte que estava na reunião uma mulher conhecida como Rosa na hora do discurso da prefeita Irlahi no povoado entregou um presente para a prefeita embrulhado em um papel de presente quando a prefeita Irlahi Moraes, totalmente sorridente desembrulhou o presente viu que  era um litro de água que continha uma  água totalmente suja imprópria para o consumo a fisionomia da prefeita de Rosário Irlahi mudou quando os moradores do povoado gritaram para a prefeita Irlahi beber a água suja que estava no litro mais a prefeita recusou beber a água suja.
A moradora Rosa do povoado de São Miguel soltou o verbo e disse "olha isso Prefeita Irlahi está água que nós tomamos aqui no povoado uma água suja, imprópria para o consumo sem tratamento  a senhora abandonou o povoado de São Miguel e a resposta virá nas urnas no mês de outu…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Rosário:IRLAHI Moraes a nova prefeita ostentação do MA

O retrato verdadeiro do contraste social acontece no município de Rosário, de um lado o descaso e o desprezo com a população. E do outro lado, muita ostentação e curtição. Quem conhece a cidade de Rosário pode sentir na pele a falta de compromisso da atual gestão, comandada pela prefeita de Rosário Irlahi Moraes, com a precariedade da saúde, a falta de infraestrutura nos bairros da cidade  e nos povoados, as estradas na zona rural sem manutenção, falta de água em muitos povoados sem falar da água suja sem qualidade nos povoados.


Como se não bastasse todo esse caos e em plena crise administrativa que passa Rosário mostra que tem bastante dinheiro em caixa, pelo menos pra ostentar. A prefeita Irlahi Moraes foi flagrado  ostentando na companhia do Namorado o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos e família, numa  luxuosa Lancha no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com toda a família. O brasil desabando, o município sem dinheiro para pagar os fornecedores a saúde um caos, Irlahi viaj…