Pular para o conteúdo principal

Lixo na porta de escola está servindo de criadouro do mosquito Aedes aegypti na Ivar Saldanha em Rosário

 
Moradores reclamam da morosidade da Prefeitura em retirar o lixo
De acordo com denúncia de moradores do bairro Ivar Saldanha que procuraram o blog, a Prefeitura de Rosário é a responsável pelo surgimento de um lixão na frente da escola municipal Concita Cardoso, localizada na Rua 07 do bairro Ivar Saldanha, em pleno período chuvoso. No local é possível facilmente encontrar objetos (lixo), que segundo moradores, estão servindo de criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti, mesmo assim tem morador e pessoas de outras ruas distantes aproveitando para jogar mais lixo.

A situação preocupa alunos, pais, professores, funcionários da escola e moradores que cobram a limpeza do local. Pais de alunos reclamaram que é preocupante ver seus filhos terem que conviver com esse lixo que tem atraído muitos animais (urubus, porcos, ratos, baratas, mosquitos e outros) e servido de foco para o surgimento de doenças. "A Prefeitura deu um mal exemplo na porta de uma escola, isso é vergonhoso. Parte do lixo já está em decomposição e o fedor é insuportável. Outro dia quando fui levar meu filho, ele reclamou de ter sentir uma picada em frente ao lixão, espero que não tenha contraído alguma virose", disse Carlos Araújo que se identificou como pai de um do alunos.

Segundo a moradora Maria José, a Prefeitura começou o lixão quando após realizar a limpeza da escola deixou o lixo na porta e não recolheu o mesmo. "Todo mundo sabe que aqui em Rosário não se pode deixar um monte de lixo assim jogado que logo aparecem aqueles moradores sujões para aumentar o problema. A Prefeitura fez a limpeza na escola e não recolheu o lixo disso, já reclamamos e nada foi feito", reclamou.



Para o jovem morador do bairro que se identificou como Mauricio e que enviou as fotos, alguma coisa precisa ser feita logo, pois o local estaria contribuindo para a epidemia das doenças Dengue, Febre Chikungunya e Zica que são causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, ele também cobrou uma mudança de atitude por parte do Governo Irlahi Moraes (PMDB). "Aqui no bairro metade da população está ou já teve as doenças e ver esse lixo aí com as chuvas que estão caindo é preocupante, ainda mais constatando que a existência de larvas do mosquito. A prefeita Irlahi precisa recolocar as caçambas na cidade para recolher logo isso, colocar lixeiras e fazer uma campanha de conscientização, pois esta situação de abandono em plena crise de saúde não pode ser permitida. Infelizmente o que vemos aqui é a própria Prefeitura fazendo lixão em nosso bairro e dando mal exemplo”, disse.

Situação dramática - O blog também foi informado que ontem (30) alguns moradores, de maneira paliativa, estiveram rapidamente revirado o lixo com água parada das chuvas para tentar evitar uma maior propagação do mosquito.

Enquanto nada é feito... Moradores e pessoas de outras ruas continuam jogando mais lixo no local, contribuindo para aumentar a problemática e desta forma não tem fumacê que ajude. 



Do Rosário Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Prefeita de Rosário compra caixões para enterrar toda a população da cidade

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes, não  investe na saúde da cidade onde no hospital SESP não tem uma agulha e agora a gestora  pretende  enterrar toda população da cidade literalmente lançando um mau agouro aos Rosariense.
De acordo como mostra o contrato  a prefeita Irlahi, determinou a compra de mais de R$ 280 mil em caixões para defunto,  com a fornecedora Deusimar R. Ferreira, nome de fantasia Pax Nossa Senhora do Rosário. O caso deve gera polêmica e revolta onde a prefeita Irlahi pretende enterrar toda a população como mostra o contrato com a fornecedora.
O caso é parecido com o da ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, que ficou famosa com o título de prefeita ostentação. Lidiane foi condenada por gastar R$ 130 mil em urnas funerárias… Veja o contrato abaixo:


Três pessoas são presas durante megaoperação contra pedofilia em Rosário, São Luís e Paço do Lumiar

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou na manhã desta sexta-feira (20), a operação ‘Luz na Infância’ que tem como objetivo apurar crimes de exploração sexual e pedofilia contra crianças e adolescentes. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Luís, Rosário e Paço do Lumiar. Três pessoas foram presas. Os alvos da operação foram identificados por meio de um levantamento de informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Com base nas informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, foi instaurado um inquérito policial que resultou nos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Poder Judiciário. A operação visa apreender computadores e dispositivos onde estão armazenados conteúdos de pedofilia infantil. As investigações estão sendo realizadas há seis meses e a ação envolve 1.100 policiais. Em São Luís, no bairro Santa Cruz, foi preso o músico Oziel Franklin Estrela Gomes e o agente …