Pular para o conteúdo principal

Prefeita de Rosário inaugurou obra de Macrodrenagem e horas depois alagamento foi registrado

Chuva típica desta época do ano acabou com a "maquiagem" e molhou a festa da prefeita
Considerada a principal obra da gestão municipal de Irlahi Moraes (PMDB), a macrodrenagem da Travessa da Balaiada, no Centro da cidade de Rosário virou motivo de reclamação dos moradores neste domingo (03), isto se deve ao fato que horas após a inauguração o local registrou mais um alagamento que invadiu casas e causou transtornos.

O ato simbólico de inauguração da rua aconteceu pela manhã com um café e cerimonial, depois no final da rua houve uma grande festa com direito a “churrasco open bar” (boca livre com bebidas liberadas) que se seguiu durante todo o dia, mas não se sabe quanto essa "cachaçada" vai custar aos cofres públicos, algo que na gestão passada ironicamente era criticado e muito por Irlahi e seus aliados. O "rega-bofe" com tenda e outras regalias seguia tranquilo com as mesmas figurinhas de sempre e a já costumeira ausência de populares... Porém... Como diz o ditado popular, esqueceram de combinar com São Pedro. E com a chuva logo veio o tradicional alagamento na Travessa da Balaiada que atingiu a Av. Dr. José Domingues, Rua 13 de Maio, as travessas próximas e outros lugares vizinhos, deixando o Centro “ilhado”. Enquanto a prefeita e sua “curiola” festejavam com o dinheiro público no canto com um famoso bar da cidade, mais abaixo os moradores sofriam com o alagamento e muitos revoltados rebatiam postando fotos e vídeos na Internet.




Café da manhã
atraiu algumas pessoas

A obra milionária tinha como objetivo principal construir um potente sistema de escoamento das águas das chuvas e as que já circulam normalmente. O sistema visava acabar com os problemas de cheias e alagamentos na travessa e lugares vizinhos. Atrelado ao projeto estava à pavimentação que chegou a ser anunciada que seria de bloquetes, mas foi realizada com colocação de cimento, o que obrigou a Prefeitura a colocar barreiras com tubos de concretos para impedir a circulação de grandes veículos, por exemplo, caminhões de lixo (este fato tem obrigado moradores a jogarem seu lixo nos cantos o que piora o problema).

A obra foi feita e refeita várias vezes, se mostrando uma aberração de engenharia, mas nem o trabalho recente para desentupir os bueiros foi suficiente. De fato ficou mais bonito com a urbanização e até melhorou o escoamento, porém não acabou com a problemática que foi expandida até para lugares vizinhos que outrora não alagavam e prejudicando grande parte do Centro da cidade. 





"Churrasco open bar" não atraiu o povão e serviu para mostrar
que a rejeição de Irlahi segue alta na Sede, até mesmo no Centro de Rosário
Os alagamentos na Av. Dr. José Domingues pioraram depois da obra 


Aliados da prefeita culpam o que chamam de "volume anormais de chuva", mostrando claramente um total desconhecimento sobre a realidade da cidade que tem um período chuvoso intenso nesta época. Percebe-se que os responsáveis pela obra não a planejaram com a utilização dos índices pluviométricos dos últimos anos na cidade, algo extremamente necessário por se tratar de uma área que mesmo no período de seca apresenta um grande fluxo de águas (externas e internas) e esgoto em geral. 

O que se pergunta na cidade é qual a necessidade da festa de inauguração para uma obra que foi inaugurada no ano passado, com direito a grande divulgação paga na mídia maranhense. Interessante é que ironicamente em um postagens da página de Irlahi Moraes no Facebook, onde foi afirmado (e comemorado) que o problema tinha sido resolvido naquela região, como pode ser observado na imagem a seguir de outubro de 2015:

É mesmo Irlahi? Jura? Acabou mesmo?


 A prefeita de Rosário tentou se promover para queles que não conhecem a realidade e foi "trolada" pela chuva. Teve pré-candidato a vereador de Irlahi que saiu a francesa antes do tempo fechar e outros que nem foram com medo dos olhares de rejeição dos moradores.


Veja como foi a repercussão, na redes sociais e aplicativos de mensagens, sobre a inauguração seguida de alagamento e o que dizem os moradores e outros conhecedores desta realidade:

Teve residência que foi invadida pelas águas, segundo o relato

A situação poderia ter sido pior se
alguns moradores não tivessem improvisado barreiras

A reclamação foi geral e mostrou toda a revolta com a situação por
quem conhece a realidade do Centro de Rosário




Os memes também marcaram presença nesta inauguração e repercutiram na Internet em geral (confira alguns):







Os moradores também postaram vários vídeos, mas o blog selecionou apenas um e colocou no Youtube (para visualizar basta clicar): 






Do Rosário Noticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradora do povoado de São Miguel leva água suja para a prefeita Irlahi beber e depois a esculhamba

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes (PMDB), foi esculhambada durante uma reunião realizada na terça-feira passada (14), em Casa Grande no povoado de São Miguel, segundo uma fonte que estava na reunião uma mulher conhecida como Rosa na hora do discurso da prefeita Irlahi no povoado entregou um presente para a prefeita embrulhado em um papel de presente quando a prefeita Irlahi Moraes, totalmente sorridente desembrulhou o presente viu que  era um litro de água que continha uma  água totalmente suja imprópria para o consumo a fisionomia da prefeita de Rosário Irlahi mudou quando os moradores do povoado gritaram para a prefeita Irlahi beber a água suja que estava no litro mais a prefeita recusou beber a água suja.
A moradora Rosa do povoado de São Miguel soltou o verbo e disse "olha isso Prefeita Irlahi está água que nós tomamos aqui no povoado uma água suja, imprópria para o consumo sem tratamento  a senhora abandonou o povoado de São Miguel e a resposta virá nas urnas no mês de outu…

MP notificou a prefeita Irlahi e Calvet Filho por campanhas irregulares e crimes eleitorais; Irlahi ainda responde por Showmício

Rosário-MA: Dois candidatos a prefeitos de Rosário foram notificados na Justiiça Eleitoral pelo Ministério Público, devido a irregularidade em suas campanhas e até crimes eleitorais.  As notificações foram assinadas pela juíza eleitoral Karine Lopes de Castro da 18ª Zona Eleitoral-MA.

Contra Irlahi Moraes (PMDB) pesa a representação Nº 795-46.2016.6.10.0094 e contra Calvet Filho (PSDB) a N° 746-31.2016.10.6.10.0094. É importante ressaltar que eles podem recorrer, mas por se tratar de ações ingressadas pelo próprio MP é bem possível que sejam punidos. Nos bastidores políticos já é esperado que ambas campanhas recebam multas pesadas.


Irlahi Moraes desde a sua convenção tem atropelado todos os protocolos eleitorais, por exemplo: realizando caminhada no dia da sua convenção pelas ruas da cidade a distâncias superiores a 100 metros do local do evento. Já Calvet Filho ates mesmo da eleição já fazia propaganda irregular desafiando a Justiça Eleitoral com comícios, carros adesivados com propaga…

Rosário:IRLAHI Moraes a nova prefeita ostentação do MA

O retrato verdadeiro do contraste social acontece no município de Rosário, de um lado o descaso e o desprezo com a população. E do outro lado, muita ostentação e curtição. Quem conhece a cidade de Rosário pode sentir na pele a falta de compromisso da atual gestão, comandada pela prefeita de Rosário Irlahi Moraes, com a precariedade da saúde, a falta de infraestrutura nos bairros da cidade  e nos povoados, as estradas na zona rural sem manutenção, falta de água em muitos povoados sem falar da água suja sem qualidade nos povoados.


Como se não bastasse todo esse caos e em plena crise administrativa que passa Rosário mostra que tem bastante dinheiro em caixa, pelo menos pra ostentar. A prefeita Irlahi Moraes foi flagrado  ostentando na companhia do Namorado o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos e família, numa  luxuosa Lancha no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com toda a família. O brasil desabando, o município sem dinheiro para pagar os fornecedores a saúde um caos, Irlahi viaj…