Pular para o conteúdo principal

Ações marcarão Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em São Luís.


Várias ações marcarão amanhã, em São Luís, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no dia 18 de maio. A programação, realizada pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), foi iniciada hoje com panfletagem e palestra no Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas) do Coroadinho. À tarde, a partir das 17h, haverá um cortejo do Circo Escola, na Cidade Operária, com mobilização da comunidade escolar, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Creas, Conselhos Tutelares, Centro Dia e Rede de Saúde. O percurso será do Centro Dia ao Circo Escola e culminará com apresentações circenses.
Amanhã (18), será realizada uma caminhada articulada pelo Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de São Luís. A concentração será na Praça Deodoro, às 15h, com percurso até a Praça Maria Aragão. O comitê é formado pelos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da Assistência Social e Da Condição Feminina. A programação seguirá até o dia 25.
Julgamentos - Desde ontem, o Fórum de São Luís está realizando a Semana da Infância, que tem como objetivo julgar o maior número possível de processos envolvendo violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Tramitam na 9ª Vara Criminal, atualmente, 1.725 ações judiciais.
Um estudo elaborado pela unidade – referente a dados de 2013 – verificou que, do universo de processos, os crimes sexuais apareceram no ranking da relação, com 38% do total. Em seguida, vêm os crimes contra o patrimônio (23,50%) e aqueles incluídos em matérias diversas (maus-tratos, corrupção de menor, tráfico de drogas etc.), com o percentual de 18,70%.
Durante a Semana, serão julgados aproximadamente 400 processos, envolvendo violência e abuso sexual a crianças e adolescentes e direitos infanto-juvenis. Nas pautas, constam também, ações em trâmite nas Varas de Família.
Em São Luís, além da 9ª Vara Criminal, o movimento acontece na 1ª Vara da Infância e Juventude, e nas 3ª, 4ª e 7ª Varas da Família – todas instaladas no Fórum Desembargador Sarney Costa.
Além das audiências, diversas atividades estão agendadas para acontecer, incluindo caminhadas, passeatas, distribuição de camisas (equipe organizadora), stands com informações e distribuição de cartilhas do Depoimento Especial.
Data - No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, no Espírito Santo (ES). O corpo da vítima foi encontrado, seis dias depois, carbonizado e os seus agressores - jovens de classe média alta - nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” após a aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas os crimes continuam até hoje.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 17/05 - 9h - Palestra sobre Violência contra Criança e Adolescente, no auditório do Creas Coroadinho
Dia 19/05 - Cinema Dirigido no Creas Coroadinho
Dia 20/05 - Oficina de Combate a Situações de Abuso / Creas Sol e Mar
Dia 23/05 - Roda de Conversa sobre o tema/ Creas Itaqui
Dia 25/05 - Filme dirigido para os adolescentes que cumprem Medida Socioeducacional/ Creas Itaqui
PROGRAMAÇÃO CRAS
Dia 17/05 - 16h/ Circo Escola (Cidade Operária) - Cortejo do Circo Escola, com mobilização da comunidade escolar, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Centro Dia e Rede de Saúde. O percurso será do Centro Dia ao Circo Escola e culminará com apresentações circenses.
Dia 19/05 - 14h/ Circo Escola (Cidade Operária) - Oficinas e Palestras sobre a prevenção de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, promovido pela equipe técnica do Creas e direcionado às crianças e adolescentes do território.
Dia 19/05 - 16h/ Cras Sol e Mar

Caminhada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Rosário pura maldade: Empresária é perseguida pela prefeita Irlahi

A prefeita de Rosário Irlahi  Moraes, está perseguindo a empresária Lidiane Oliveira, onde a prefeita mandou construir um muro simplesmente para os frequentadores do seu estabelecimento que fica localizado na praça em frente a prefeitura que pertence a prefeita Irlahi, não frequente o estabelecimento da empresária fechando a passagem  do estabelecimento para ninguém passar  onde a empresária  vende sorvete em frente  a praça um desrespeito para o próximo que trabalha justo.

A empresária rosariense que vende sorvete está trabalhando honestamente e justamente para sustentar sua família e a prefeita ditadora Irlahi, além de não proporcionar geração de emprego e renda na cidade  através do concurso público, fica perseguindo as pessoas onde dona do empreendimento já acionou a prefeita Irlahi, na justiça onde a prefeita  se valoriza de bem público que é da população para realiza ganhos próprios. 
A praça da prefeitura de Rosário foi construída com emenda federal de 500 mil reais onde esse val…

TRAGÉDIA: Funcionário Rosariense terceirizado da Cemar morre eletrocutado em poste na cidade de Axixá.

Tragédia marca o começo do final de semana de setembro na cidade de Axixá. Onde foi registrado um acidente fatal de trabalho, no povoado Ruy Vaz, que aconteceu por volta das 16h00min, na sexta-feira (1º) com um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Cemar na cidade de Rosário, que resultou na morte de um jovem identificado como José Anderson. O acidente de trabalho interrompeu os sonhos do jovem que era morador da cidade de Rosário. Segundo informações, o funcionário realizava um trabalho em uma rede baixa tensão, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu uma descarga elétrica, ainda no poste que executava o serviço. José Anderson, era funcionário da empresa terceirizada há apenas uma semana. O gestor regional da Cemar, Demerson, que atende a região do Munim e lençóis maranhense, falou a imprensa localque os procedimentos foram feitos após o acidente. Sendorealizado a descida da vítima, depois o corpo foi encaminhado em uma ambulância para o hospital do mun…

Criança morre após negligência médica em Axixá

Uma  criança de   1 ano onze meses perdeu a vida na cidade de Axixá, após negligência médica a mãe Valeria Silva se deslocou até o hospital e Maternidade em Axixá nesta segunda-feira (19),   na busca de atendimento médico para seu filho que se chama Dierlison Ryan, a mãe estava desesperada quando chegou no hospital na hora ser atendida o médico de plantão olhou para criança e alegou que a criança estava era só com sono e para mãe não se preocupa, sendo que a criança estava chorando e mãe falou para o médico que seu filho estava sim passado mal mais médico voltou a dizer que era só sono uma omissão de socorro por parte do médico da cidade.
A mãe não foi atendida no hospital onde o profissional da saúde ser quer examinou a criança para ver se tinha algo a mãe acabou voltando para casa sem atendimento médico, com o seu filho quando chegou em sua casa a  criança não resistiu veio a óbito,  morrendo na casa em plena cama da mãe.

A prefeita de Axixá Sônia vem fazendo uma péssima gestão e se q…